Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SAÚDE PREVENTIVA

Mendes critica excesso de motos, cita dificuldade de financeira e enaltece prevenção em posse de agentes comunitários

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Mendes critica excesso de motos, cita dificuldade de financeira e enaltece prevenção em posse de agentes comunitários
Nem mesmo o calor de quase 40 graus centígrados e o local impróprio, na quadra externa do Complexo Poliesportivo Dom Aquino, tirou o humor das cerca de 1.000 pessoas e do prefeito Mauro Mendes (PSB), de Cuiabá, que compareceram à posse de 343 novos agentes comunitários de saúde. “É certo que 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos no PSF ou no centro de saúde do bairro. E é por isso que estamos investindo no chamamento dos aprovados em concurso para médicos e agentes comunitários de saúde”, observou o chefe do Poder Executivo.

 
Mauro Mendes criticou o excesso de motos, na Capital, o que provoca de 15 a 25 atendimentos diários, no Hospital e Pronto Socorro Municipal, em vítimas de acidentes. “É uma verdadeira epidemia. Temos cerca de 100 mil motocicletas em Cuiabá. Quando o Pronto Socorro Municipal foi inaugurado, há mais de 10 anos, não existia nem 5% do total de hoje. Precisamos conscientizar [os motociclistas] sobre necessidade andar certinho e evitar acidentes”, pontuou ele.
 
Mauro Mendes afirmou que é caro demais manter a saúde. Ele recordou que, nos últimos 20 anos, foram fechados sete hospitais privados, em Cuiabá: Hospital das Clínicas, Modelo, São Thomé, São Paulo, Neuropsiquiátrico e Santa Cruz, além de cessarem as internações no Hospital Adauto Botelho.
  
A secretária municipal de Gestão, Ana Paula Villaça, explicou que tomaram  posse  os candidatos que concluíram o processo de entrega da documentação, aprovados no concurso realizado em março deste ano. “As provas foram de nível médio e a prefeitura convocou os aprovados no mês de maio. A partir da posse eles já devem começar as atividades de imediato”, avisou ela.
 
O secretário Municipal de Saúde, Ary Soares Júnior, destacou a valentia dos agentes comunitários. “Para eles [agentes comunitários], sol é de menos. Para  quem enfrenta poeira, sol e chuva. E que corre do cachorro, sempre para assegurar o funcionamento, o sol daqui [do recinto]  não  é adversário”, disse Soares Júnior.  Ele disse que  Prefeitura de Cuiabá fez uma ação pioneira e distribuiu centenas de materiais necessários para a proteção dos agentes comunitários de saúde (ACS).
 
Estes equipamentos devem ser utilizados durante a execução dos trabalhos, já que os ACS trabalham in loco, visitando as casas para levar informação sobre prevenção e cuidados com a saúde. A municipalidade doou dois uniformes, um boné com proteção para a nuca, uma capa de chuva, dois protetores solar (fator 30), uma garrafa térmica e ainda uma bolsa.
 
“A capa de chuva, por exemplo, é essencial para nós porque nem sempre o guarda-chuva nos protege, assim como o boné, porque em Cuiabá nos dias de sol forte, somente a sombrinha não é suficiente para nos proteger do calor”, diz a servidora Mariana Souza Neves.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet