Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

de malas prontas

Michel Temer participa de ato em Cuiabá com presença de Blairo Maggi e Janaina Riva

Foto: Secom/AL

Janaina Riva prefere realizar ato de filiação ao PMDB com vereadores

Janaina Riva prefere realizar ato de filiação ao PMDB com vereadores

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), vai participar de um ato do PMDB em Cuiabá no dia 19 de fevereiro. Na ocasião, devem estar presentes não só peemedebistas, como também líderes que aguardam para se filiar ao partido, como o senador Blairo Maggi (PR) e a deputada estadual Janaina Riva (sem partido).


Leia mais:
Aliados de Taques vetam PMDB de Silval e PT de Dilma em palanque nas eleições municipais de Mato Grosso
 
O evento está marcado para o dia seguinte à data que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), marcou para promulgar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113/2015, que abre uma “janela eleitoral” por 30 dias para que todos os políticos possam trocar de partido sem perder o mandato.

Desse modo, diversas pessoas devem aproveitar o evento para se filiar. Porém, esse não é o caso de Janaina. Apesar de já ter autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para mudar de partido, após se desfiliar do PSD, ela prefere esperar a realização de um ato com um grupo de vereadores que ela pretende levar para o PMDB.

“Alguns vereadores vão participar do ato com Michel Temer. Mas eu gostaria muito de filiar junto com os vereadores do meu grupo político. Já falei para o Carlos Bezerra (deputado federal e presidente regional do PMDB). Até porque, se eu fizer esse ato de filiação conjunto, eu consigo capitalizar mais vereadores”, disse Janaina.

A intenção da deputada é se abrigar em um partido que segue na oposição ao governo Pedro Taques (PSDB), já que o PSD, sigla na qual começou sua militância política e que em Mato Grosso foi fundada por seu pai, o ex-deputado José Riva, atualmente está na base governista, após receber a filiação do vice-governador Carlos Fávaro (ex-PP).

Blairo Maggi, por sua vez, já se filiou simbolicamente ao PMDB na convenção nacional da sigla realizada em 17 de novembro. Porém, com receio de sofrer ação por infidelidade partidária, ele preferiu aguardar a janela que se abrirá com a promulgação da PEC 113 para deixar o PR e se filiar oficialmente ao novo partido.

Apesar do receio de Maggi, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de maio de 2015 já havia aberto jurisprudência para que detentores de cargos majoritários mudassem de partido sem perder o mandato, de modo que alguns senadores, governadores e prefeitos já fizeram a migração sem sofrer processos.

A filiação de Maggi ao PMDB faz parte dos planos do senador de se lançar em um projeto nacional. Nos bastidores, os comentários são de que, após aderir ao PMDB, o primeiro passo deve ser pleitear a presidência do Senado Federal. A possibilidade de tentar a Presidência da República também é ventilada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet