Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

logística e ambiente

Ministro de Assuntos Estratégicos vem a Cuiabá tratar de projetos para MT

O ministro Mangabeira Unger estará em Cuiabá em julho

O ministro Mangabeira Unger estará em Cuiabá em julho

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, agendou uma visita a Cuiabá no dia 8 de julho. Na ocasião, ele vai se reunir com o governador Pedro Taques (PDT) para tratar de projetos considerados estratégicos para Mato Grosso. O foco da discussão deve ser nas áreas de infraestrutura, logística, e meio ambiente, mas setores como a saúde também serão abordados.


Leia mais:
Em visita a Pedro Taques, governador de Rondônia sugere união de estados para facilitar obra de ferrovia

Entre os projetos considerados estratégicos para o Estado, está o da Ferrovia Transoceânica, que deve cortar Mato Grosso no sentido de Leste a Oeste, na altura de Lucas do Rio Verde (354 km de Cuiabá), criando uma opção mais barata e ágil para escoamento da produção. Um protocolo de intenções firmado entre o Governo Brasileiro e o Governo Chinês prevê a realização de estudos de viabilidade para a implantação da ferrovia, que deverá ter 4,4 mil km de extensão em solo brasileiro. O objetivo é ligar os oceanos Atlântico e Pacífico, desde o Rio de Janeiro até o Peru.

O governador deve aproveitar a oportunidade para cobrar do ministro o repasse atrasado do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) de 2014, no valor de R$ 400 milhões. Membros da administração estadual têm a expectativa de que o Governo Federal finalmente volte os olhos para Mato Grosso e o Centro-Oeste, grande produtor de alimentos e considerado o “celeiro” do Brasil.

Nesse contexto, o setor ambiental também ganha importância, em função, principalmente, da Floresta Amazônica. Na Carta de Cuiabá confeccionada no último fórum dos Estados da Amazônia Legal, em maio, os Estados solicitam medidas para “aumentar a captação de recursos para a redução de emissões do desmatamento e degradação” e “promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal”. Entre os principais pontos de discussão estava a possibilidade de conseguir retorno financeiro com Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD +).

Durante evento ambiental em Barcelona, na Espanha, este mês, Pedro Taques destacou a importância de preservar a Amazônia. A maior floresta equatorial do mundo tem influência direta no clima do planeta, segundo apontam diversos estudos. No encontro, Mato Grosso foi contemplado com cerca de U$ 1 milhão em recursos do Fundo da Força Tarefa dos Governadores para Clima e Florestas, para investir em combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet