Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Mudanças climáticas estão causando ondas de calor em todo o mundo, diz estudo

A onda de calor recorde na Austrália no ano passado foi “largamente atribuída” às mudanças climáticas causadas pelo homem, assim como as altas temperaturas no Japão, na Coreia, na China e na Europa também foram “substancialmente influenciadas” pelas ações humanas. É o que diz um relatório da American Meteorological Society, publicado na última segunda-feira (29).


Para o trabalho, 22 grupos de cientistas analisaram 16 eventos climáticos extremos que ocorreram em vários lugares do mundo em 2013. O estudo concluiu, porém, que no momento é muito mais difícil discernir o impacto do homem em outros tipos de incidentes climáticos, como as secas na Califórnia e as fortes chuvas no Colorado.

De acordo com o site americano The Huffington Post, este é o terceiro relatório anual que estuda as conexões entre desastres naturais e mudanças climáticas e foi conduzido por cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA.

Outros estudos sobre o assunto chegaram a conclusões diferentes sobre a seca recorde na Califórnia. Três pesquisas buscando as conexões entre o aumento da temperatura das águas do Pacífico e as anomalias na atmosfera não conseguiram encontrar uma ligação direta com as ações humanas.

No entanto, outro documento afirma que as mudanças climáticas causadas pelo homem estariam afetando a pressão atmosférica. Mesmo assim, este estudo diz que “as causas para a extrema seca na Califórnia permanecem desconhecidas”.

Em entrevista ao Huffington Post, Stephanie Herring, responsável pelo último estudo e cientista da Administração Oceânica e Atmosférica, declarou que “um entendimento claro de como o as mudanças climáticas influenciaram a seca na Califórnia ainda precisa surgir”.

Paralelamente, o estudo publicado nesta semana analisou as fortes chuvas no Colorado em setembro de 2013 e conclui que é baixa a probabilidade de um evento como este acontecer por mudanças climáticas.

Por outro lado, outra pesquisa sobre precipitações extremas nos Estados Unidos encontraram evidências de que, ainda que o aumento destes eventos tenha ocorrido devido a variações naturais, há evidências que as mudanças climáticas também teriam uma parcela da culpa.

Ambos os estudos sobre as chuvas extremas anunciam que mais pesquisas precisam ser feitas nesta área.

Thomas Karl, director do Centro de Dados Climáticos dos Estados Unidos, disse que “a mensagem principal destes estudos é que é muito mais fácil associar ondas de calor com as ações humanas do que outros eventos climáticos extremos”.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet