Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Nigéria confirma primeira morte por ebola no país

Governo vai iniciar ações nas fronteiras para evitar a transmissão do vírus


As autoridades de saúde da Nigéria confirmaram nesta sexta-feira (25) a morte de um cidadão liberiano em Lagos, como consequência do ebola, o que representa a primeira morte causada pelo vírus neste país.

Em entrevista coletiva, o diretor do Departamento de Saúde, Jide Idris, disse que "o teste realizado no paciente deu positivo para ebola".

— Mas estamos à espera do resultado da prova definitiva que será realizada em Dacar(Senegal).

O homem, de 40 anos de idade, viajou no domingo a Lagos e na terça-feira passada foi internado em um hospital desta cidade ao apresentar sintomas da doença, da qual morreu ontem segundo Idris. Trata-se da primeira morte por ebola na Nigéria, por isso que o governo vai iniciar ações nas fronteiras para evitar a transmissão deste vírus.

— Temos certeza que vamos deter a propagação da doença. Pedimos que não se divulgue uma mensagem de medo para não semear o pânico.

Segundo a última apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 15 de julho, o foco de ebola que assola a África Ocidental já infectou 964 pessoas, das quais 603 morreram. Na Guiné, onde surgiu o foco no dia 22 de março, o número de infectados é de 406, dos quais 304 morreram.

Posteriormente o vírus se espalhou para a Libéria, onde foram contabilizados 172 casos e 105 mortes, e Serra Leoa, onde houveram 386 casos e 194 mortes.

A doença — que é transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados — causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola na África Ocidental, pois até agora sempre tinham acontecido na África Central.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet