Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROJETANDO-SE

Nilson Leitão ‘sonha’ com vitória de Aécio almejando cargo em ministério

Eleger Aécio presidente não é a única motivação que move o deputado federal mais votado em Mato Grosso. Segundo fontes ligadas ao tucano, ele almeja ocupar um ministério no futuro governo, caso o PSDB saia vitorioso neste domingo.

Foto: George Gianni - Assessoria

Leitão pode ser ministro se Aécio vencer Dilma

Leitão pode ser ministro se Aécio vencer Dilma

O deputado federal reeleito Nilson Leitão (PSDB), atualmente o principal expoente tucano em Mato Grosso, aguarda o final do segundo turno das eleições presidenciais com ansiedade pela vitória de seu candidato, Aécio Neves. Leitão coordenou a campanha do presidenciável no Estado, inclusive com vitória sobre Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno.

 
Mas eleger Aécio presidente não é a única motivação que move o deputado federal mais votado em Mato Grosso. Segundo fontes ligadas ao tucano, ele almeja ocupar um ministério no futuro governo, caso o PSDB saia vitorioso neste domingo. “Mas ele não vai falar disso abertamente”, pontuou uma das fontes.

Leitão afirma que Taques será fundamental para Aécio 
Pendenga sobre suplência de Taques ‘esquenta’ bastidores 

Conforme partidários ligados ao deputado, a vitória de Aécio sobre Dilma em Mato Grosso no primeiro turno, com ‘placar’ de 44% a 39%, dá ‘moral’ a Leitão para pleitear a chefia de um ministério, caso o resultado das urnas no final da noite de domingo aponte eleição do ex-governador de Minas Gerais.
 
“Mas logicamente que, uma nova vitória aqui no Estado nesse segundo turno, e com um porcentual maior, dará mais musculatura política para Nilson ser nomeado ministro. Será algo natural [uma nomeação] caso o Aécio seja eleito”, analisou outra fonte.
 
Outra possibilidade que poderá fortalecer o nome de Nilson Leitão, caso Aécio vença Dilma, seria ele liderar a bancada aliada na Câmara dos Deputados. Se eleito presidente, o tucano terá minoria dos deputados naquele Poder Legislativo e precisará de um bom articulista para fazer tramitar textos e ter aprovação de leis. As duas fontes ouvidas acreditam que Nilson tem esse perfil.
 
A análise das fontes é que uma vitória de Aécio Neves daria a Nilson Leitão, seja em um ministério ou liderando bancada, a possibilidade de ele já ir ‘lapidando’ seu projeto para 2018, de se mudar da Câmara dos Deputados para o Senado Federal. “Em qualquer uma das duas funções, o nome dele estará em evidência, marcando posição para disputar uma das duas vagas de senador daqui a quatro anos”, diz um tucano.
 
“Mas mesmo se Aécio não vencer, creio que o nome de Nilson vai se consolidar para o Senado na próxima eleição, pois foi o deputado federal mais votado no último pleito e teve votos em praticamente todo o Estado”, completou. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet