Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Nível do Cantareira permanece estável, mesmo com fortes chuvas em São Paulo

As chuvas dos últimos dias no estado de São Paulo não refletiram em aumento do nível do Sistema Cantareira, que permanece estável desde sábado (11) em 15,4% do total armazenável no manancial. Descontado o uso do volume morto, a água está 9,3% abaixo do nível de captação das bombas, usado antes da crise de abastecimento no estado. Os dados são Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


O Guarapiranga opera, neste sábado (18), com 83,2% de sua capacidade, uma alta de 0,1% em relação à de ontem; o Sistema Rio Claro, com 45,1%, elevação de 0,1%; o Alto Tietê, com 22,2%, alta de 0,1%, e o Alto Cotia, com 65%, com aumento de nível de 0,2%. O Sistema Rio Grande ficou estável, de ontem para hoje, em 96,3%.

Em razão da crise de abastecimento, a Sabesp passou a reduzir gradativamente as áreas atendidas pelo Cantareira. O sistema, que atendia acerca de 9 milhões de pessoas, passou a fornecer água para 5,4 milhões. A medida mais recente do governo paulista foi incluir, pela primeira vez, o Sistema Rio Grande no abastecimento da capital. Segundo o anúncio feito no início desta semana, o manancial passou a atender bairros da zona sul, antes abastecidos pela Represa do Guarapiranga, que agora fornece água a 250 mil pessoas da região do Cantareira.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet