Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Mundo

Número de mortos em avalanche na Guatemala sobe a 59

Centenas de integrantes de equipes de resgate recuperaram, até este sábado, 59 corpos, lutando com as toneladas de terra e escombros de uma avalanche que sepultou um bairro inteiro na Guatemala, enquanto as esperanças de encontrar sobreviventes da tragédia diminuem.


Cerca de 350 pessoas estão desaparecidas depois de um dos piores desastres do pobre país centro-americano, ocorrido na noite de quinta-feira, após dias de intensas chuvas que provocaram o deslizamento de parte de uma colina no bairro El Cambray 2, localizado em Santa Catarina Pinula, uma pequena vila a 15 quilômetros ao sudeste da Cidade da Guatemala.

"Nós estamos seguindo os procedimentos internacionais que indicam que se faça a busca durante as primeiras 72 horas. Depois desse tempo, há menos possibilidades", disse à Reuters o porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), David De León.

No local do desastre, familiares e amigos das vítimas esperavam angustiados por novidades, enquanto que em frente a um necrotério improvisado havia uma fila longa de pessoas que esperavam poder identificar os cadáveres ou mesmo algumas partes de corpos encontrados.

O Ministério Público da Guatemala publicou em sua conta no Twitter que 59 corpos foram recuperados. A porta-voz Julia Barrera disse que 27 cadáveres foram identificados pelos seus familiares, mas com os outros há dificuldades por causa do número de horas transcorridas desde a avalanche, e serão aplicados exames de DNA.

A montanhosa Guatemala é uma das nações mais vulneráveis do mundo a desastres naturais por causa das intensas chuvas e furacões que afetam seu território, mas, além disso, a extensa pobreza que leva muitos a viverem em áreas perigosas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet