Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

SEM MARGEM PARA EMBROMAR

Observatório acompanha ritmo, prazo e pagamentos de obras no Governo Taques

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Carlos Fávaro coordena trabalhos no Observatório de Gestão

Carlos Fávaro coordena trabalhos no Observatório de Gestão

Considerada iniciativa pioneira no Brasil, o acompanhamento de obras passo a passo, desde a sua licitação até execução e inauguração tende a ser um marco na administração de Mato Grosso. E o governador  José Pedro Taques  (PSDB) deu tanta importância ao Observatório de Gestão que passou a responsabilidade de coordenar os trabalho para o vice-governador Carlos Fávaro (PSD).

 
E é por isso que o governo de Mato Grosso firmou parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) para possibilitar o acesso às informações de obras executadas por todos os órgãos da esfera estadual, com base nos relatórios do sistema de gerenciamento de dados, conhecido como Geo-Obras.  
 
Carlos Fávaro vai utilizar o que foi disponibilizado pelo TCE à equipe técnica do Observatório de Gestão: o banco de dados completo, com relatórios e contratos, para cruzamento de dados. O objetivo é que essas informações componham um conjunto de relatórios e indicadores dentro de uma única ferramenta à disposição do governo, para subsidiar a decisão e o planejamento do Estado.
 
“Hoje o Estado tem o controle do andamento de cada secretaria e ações do governo. Com o acesso às obras do Geo-Obras haverá a integração dessas informações com as dos municípios. O cruzamento destas informações facilitará na tomada de decisão e proporcionará a economia de recursos ”, explica Fávaro, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Um exemplo de economia aos cofres públicos, proposto pelo Observatório, é a utilização do cruzamento de dados de todas as pastas  patra aprimorar a fiscalização de obras. Cinco obras de diferentes pastas em andamento em um município distante poderiam ser fiscalizadas em uma só viajem, afirma Sandro Araújo, gestor do Observatório. Isso pouparia recursos com combustível, aluguel de veículos e diária.
O Observatório atende a uma determinação do governador Pedro Taques de integrar e monitorar os principais indicadores de gestão das secretarias, utilizando as soluções já existentes em uma plataforma inteligente, de forma otimizada, geoprocessada e centralizada.
 
O banco de dados do Tribunal possui 13.499 mil obras cadastradas sendo que destas, 3.528 mil estão em andamento, somando cerca de R$ 9,3 bilhões em recursos públicos que devem ser acompanhados e fiscalizados. O Estado possui ainda 975 obras paralisadas, orçadas em aproximadamente R$ 2 bilhões.
 
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TCE, Odiley Medeiros, a intenção do Tribunal para o próximo ano é aprimorar a ferramenta de consultas do Geo-Obras para que a população possa ter acesso mais fácil ao andamento de todas as obras.
 
 conclusão da investigação está inserida na operação "Karcharias", visa concluir 200 inquéritos que envolvem crimes de corrupção, desvios de dinheiro público em geral, sonegação de impostos, fraudes em licitações e outros crimes correlatos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet