Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cultura

Orquestra de crianças e jovens encerra festa de 100 anos do Forte de Copacabana

Um concerto gratuito encerra, no próximo domingo (21), as comemorações dos 100 anos do Forte de Copacabana, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo, celebra antecipadamente o Natal. Formada por 25 crianças e jovens, oriundos de projetos sociais de diversas comunidades do estado, a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana fará sua última apresentação do ano. Eles prepararam para o concerto três músicas natalinas. Depois tocam baião e forró, mas, do programa, constam ainda samba de raiz e chorinho.



Em cada apresentação, a orquestra traz um convidado especial que, nesse dia, será a banda Samba do Gnaisse, especializada em música popular B=brasileira e formada por ex-estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O concerto começará às 18h e será ao ar livre. Caso chova, o espetáculo será transferido para o Auditório Santa Bárbara, dentro do forte.

O projeto foi criado em 2011, em parceria pelo Instituto Rudá, o Museu Histórico do Exército e o Comando do Forte de Copacabana, com o objetivo de inclusão social e cultural. Inicialmente, a ideia era ter apenas violonistas, daí o nome da orquestra. “Mas, à medida que fazíamos as apresentações, mais gente pedia para entrar e trazia outros instrumentos - violino, violoncelo, flauta -, que acabaram sendo integrados”, disse a coordenadora do projeto, Márcia Melchior. 

O nome da orquestra, entretanto, permaneceu. Atualmente, mais 30 crianças e jovens fazem aulas teóricas e ensaiam para uma espécie de formação de cadastro que visa ao preenchimento futuro de vagas na orquestra.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet