Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Palestra do medalhista olímpico Edson Luciano abre Curso de Atletismo

Na noite desta quinta feira (20) no auditório da Universidade de Cuiabá, UNIC, aconteceu a abertura do primeiro curso de atletismo promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, 18º Grupo de Artilharia de Campanha e UNIC. Para abrir o evento, a Smel convidou o ex-atleta Edson Luciano, medalhista olímpico em Atlanta 1996 (bronze) e Sidney 2000 (prata).


Na apresentação Edson falou da infância humilde, o descobrimento tardio do atletismo, aos 19 anos quando estava servindo o Exército até a chegada ao pódio em duas edições dos jogos olímpicos no revezamento 4x100 metros. A plateia de cerca de 100 pessoas composta por professores, alunos de Educação Física e atletas ouvia atentamente os momentos marcantes da história esportiva de Edson Luciano, ele destacou a importância desta troca de conhecimento proporcionada pelo encontro. “Hoje estamos aqui para passar um pouco da nossa vivência no esporte, um momento de falar como o esporte pode mudar a vida de uma criança, como mudou a minha quando optei pelo atletismo”, comentou Edson.

Após deixar as pistas, Edson Luciano não conseguiu ficar muito tempo longe do esporte, o ex-atleta se especializou fazendo o curso de Educação Física e retornou ao atletismo investindo em um projeto social, Correndo Para Vencer, onde trabalha com crianças a partir dos seis anos de idade. “Nosso País é do futebol, nós tentamos atrair as crianças para o atletismo oferecendo um ambiente que é a extensão do local aonde ela se diverte, com elementos que elas estão acostumadas, como correr, pular atirar pedras é o que chamamos de trabalhos lúdicos. Além de viagens para competições e todo o uniforme de treino e alimentação no período que estão no projeto”, disse o medalhista.

Para o Secretário Sidnei Fernandes o momento agora é de capacitação dos profissionais que trabalham na Educação Física. “Em 2013 foi o ano da retomada das competições, com excelentes resultados e conquistas e neste ano queremos continuar obtendo bons resultados, mas também trazendo este tipo de evento para que nossos professores e atletas possam trocar experiências e atualizar seus conhecimentos com pessoas da grandeza de um Edson Luciano. A participação no curso superou nossas expectativas, o que nos incentiva a promover mais eventos deste nível”, pontuou Sidnei Fernandes.

Após a palestra, Edson respondeu algumas perguntas dos participantes e não fugiu de temas polêmicos com o doping no esporte e a pressão precoce exercida por pais e técnicos nos pequenos atletas. O evento continua nesta sexta feira (21), na Faculdade Unic, com o início do curso de atletismo que será ministrado pelo técnico cubano e ex-atleta Jorge Reyna e tem como tema principal, a iniciação esportiva e técnicas de atletismo, com a abordagem da escola esportiva cubana e só termina amanhã, com a parte prática no complexo esportivo do 18º GAC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet