Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Brasil

Pesquisa constata que lagos que abastecem Belém têm superbactérias

Uma pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Universidade de

Aveiro, em Portugal, revelou que os lagos Bolonha e Água Preta, que são os principais mananciais que abastecem a região metropolitana de Belém, estão contaminados por superbactéricas, prejudiciais à saúde.

Na avaliação dos pesquisadores, a contaminação bacteriana dos mananciais se deu em função da ocupação urbana e do crescimento desordenado da população.

"Você tem uma ocupação dentro do parque, que é uma área que não tem saneamento básico, que não é para ter habitação lá dentro e possivelmente está criando um sistema de contaminação dentro do próprio lago", explicou o pesquisador Artur Silva.

Em uma dessas habitações, há cinco anos vive a dona de casa Maria de Lourdes Silva, que conta que na passagem localizada no Curió-Utinga, o saneamento é inexistente e o esgoto corre a céu aberto.

"Eu moro perto do canal e mandei cavar e colocar uns canos de 100 metros para cair direto no canal, mas o povo aqui não tem condições, cai tudo para debaixo das casas", detalha a moradora.

Ainda segundo a pesquisa, apesar de as bactérias serem resistentes, o tratamento de água realizado pela Cosanpa é eficaz e garante a eliminação total das bactérias para o consumo da população. O risco de contaminação existe para quem consome diretamente, lava louças e roupas ou toma banho nas águas do lago.

"O tratamento, que é realizado principalmente na fase da desinfecção, é capaz de eliminar por completo os microorganismos presentes na água, inclusive as bactérias", esclarece Edvaldo Silva, gestor da unidade de tratamento da Cosanpa.

O Insituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor) admite que o problema da ocupação no entorno do parque ambiental precisa ser resolvido e afirma que projetos serão realizados para o remanejamento dos moradores.

"Estão aproximadamente no entorno do Parque do Utinga, não exatamente nas margens do lago, cerca de 70 famílias, e nós estamos trabalhando para realocar ainda neste ano", assegura Crisomar Lobato, diretor da Ideflor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet