Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Piracatinga pode até matar, alertam especialistas; tratamento veta leite

Alimento considerado saudável pelos nutricionistas, a carne de peixe é preferência no Amazonas. No entanto, um dos representantes mais consumidos da espécie pode ser nocivo à saúde. Em pauta por conta das campanhas contra a matança do boto vermelho, a piracatinga não é apenas uma ameaça ao mamífero. A alta quantidade de mercúrio em seu organismo faz com que o peixe também seja nocivo ao ser humano.


O barato que sai caro

Alguns nutricionistas vetam o consumo da piracatinga, bastante consumida por ser vendida a um preço mais baixo. “O peixe, em geral, é um alimento saudável. A piracatinga, contudo, é carniceira, já que se alimenta de outros animais mortos. Por isso, tende a concentrar níveis elevados de metais pesados e outros contaminantes, como o mercúrio, e não deve ser consumida”, pondera a nutricionista do Hapvida, Raisa Lima.

Raisa explica que esse mercúrio pode atingir os órgãos de quem o ingere e levar à morte. Ela alerta ainda os consumidores para a compra do chamado ‘filé de douradinho’. “Muitos comerciantes vendem a piracatinga com esse nome. O consumidor deve ficar atento à aparência e aos aspectos físicos do peixe, como os olhos - o brilho deles sinaliza um alimento saudável”, detalha.

Para quem já conhece - e gosta - da piracatinga, a nutricionista aponta outros alimentos que podem substitui-lo na refeição. “Qualquer outro tipo de peixe, como o dourado. O consumidor deve procurar um peixe que seja herbívoro e tenha a pele mais clara, e não avermelhada. Outras opções são o tambaqui, o tucunaré e a sardinha”, recomenda, acrescentando que a carne da piracatinga não é a única que pode estar contaminada pelo mercúrio. “Também há um alerta para o salmão e o atum. No caso deles, não há tanta restrição porque o metal é controlado e eles são criados em cativeiro”, tranquiliza.
Contaminação
Em casos de intoxicação alimentar pela ingestão da piracatinga, o paciente deve ficar atento aos sintomas e procurar o atendimento médico o mais rápido possível. É o que afirma o médico da Emergência do Hospital Adrianópolis do Hapvida, Fabiano Colares. “Sobre a piracatinga, o malefício está no consumo do mercúrio, que é um metal pesado. Os sintomas são semelhantes aos de qualquer outra intoxicação. A pessoa fica abatida e tem um quadro de vômito e diarreia”, aponta.

Segundo o médico, os sintomas da contaminação pelo consumo da piracatinga não têm nenhuma diferença em intensidade para outros casos. “A dificuldade está justamente aí. Um caso como esse pode apresentar sintomas que não melhoram com a medicação. Percebemos que é uma infecção intestinal pelos sintomas. Mesmo assim, é complicado determinar o que a causou, a não ser que o paciente informe o que comeu”, acrescenta.

Tratamento
Ao receber o paciente, o primeiro passo é cuidar da hidratação, de acordo com Colares. “Temos que controlar principalmente o vômito, que representa perda de líquido e eletrólitos”, esclarece. “Esse é geralmente o primeiro sintoma que aparece, junto com a diarreia, e surge logo após o consumo do alimento, por isso é importante que o paciente venha ao pronto socorro no momento em que se sentir mal. Todo caso tem que ser tratado com seriedade”, completa.

Conforme o médico, o tratamento dura de sete a 10 dias e pode ser feito em casa, sem a necessidade de internação. “Após o paciente ser liberado, recomendamos que ele siga uma dieta saudável durante esse período, o que significa ingerir pratos como sopa, além de frutas. Pedimos que evitem cinco alimentos: leite, iogurte, queijo, achocolatado e manteiga”, finaliza. Esses alimentos são mais pesados e podem intensificar os sintomas da intoxicação.

Pesca proibida

Usada na pesca do boto vermelho, a piracatinga é conhecida como “urubu d’água”, já que tem a função de “limpar” os rios. Em decreto publicado no dia 21 de julho deste ano, os ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente restringiram por cinco anos a pesca do “urubu d’água” na Amazônia. A partir de 1º de janeiro de 2015, fica proibida a pesca, retenção, bordo, transbordo, desembarque, armazenamento, transporte, beneficiamento e comercialização da piracatinga em todo o Brasil.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet