Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

investigação desde 2013

Polícia Federal deflagra operação para combate ao narcotráfico; esquema faturava R$30 mi

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Polícia Federal deflagra operação para combate ao narcotráfico; esquema faturava R$30 mi
A Operação Hybris foi desencadeada na data de hoje, 8, pela  Polícia Federal em Mato Grosso para desarticular organização de tráfico internacional de drogas, responsável por movimentar cerca de 30 milhões de reais ao mês com a grife “Superman Pancadão”. No total, serão cumpridas 88 ordens judiciais.  O bando abastecia seis estados e ainda parte da Europa.


Leia Mais:
Exército coloca mais de mil homens nas ruas; treinamento abarca Cuiabá e mais três cidades

De acordo com a PF, o inquérito policial foi iniciado em 2013 através de informações de inteligência coletadas durante a Operação Sentinela,  do Ministério da Justiça, que identificou um grupo criminoso dedicado  ao tráfico de drogas atuando no município de Pontes e Lacerda e circunvizinhanças, responsável por frequentes carregamentos de cocaína oriunda da Bolívia para os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Pará, Maranhão e para Europa.

Durante a investigação foram apreendidas cerca de quatro toneladas de cocaína e dois milhões de dólares americanos em quinze ações policiais que resultaram nas prisões em flagrante de 32 pessoas, materializando assim a atuação do grupo, muito embora acredita-se que fossem comercializadas até três toneladas da droga ao mês.

Para atestar a qualidade do produto, os criminosos rotulavam a droga com a imagem do personagem “Superman”, seguida da palavra “Pancadão”, que remete ao líder da organização, existindo outras apreensões no país e no exterior de drogas com esta marca não relacionadas à operação Hybris.

A organização criminosa é fortemente estruturada e hierarquizada, com liderança firme e divisão de tarefas, incluindo a participação de casas de câmbio para a compra de dólares utilizados na negociação e a adoção de práticas violentas para aterrorizar inimigos e moradores da região de fronteira, possuindo ligações políticas que culminaram na utilização de empresas fantasmas e contratos com órgão público municipal para lavar o dinheiro obtido com o tráfico.

Hoje estão sendo realizadas 36 prisões preventivas, quatro prisões temporárias de 30 dias e 48 buscas e apreensões, com mandados expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal de Cáceres/MT, nos municípios mato-grossenses de Cuiabá, Cáceres, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, e nos Estados de São Paulo, Tocantins e Minas Gerais.

Também estão sendo apreendidos bens de alto valor, veículos, fazendas, apartamentos, casas, aeronaves, armas e dinheiro em espécie que são fruto da atividade criminosa e que são utilizados para o próprio tráfico de drogas.

Para a deflagração estão sendo utilizados 220 Policiais Federais, contando com o apoio do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal.

O nome da operação remete a um conceito grego que pode ser traduzido como "tudo que passa da medida, “descomedimento" e que atualmente alude a uma confiança excessiva, um orgulho exagerado, presunção, arrogância ou insolência, que com frequência termina sendo punida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet