Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Brasil

Preso por engano receberá indenização de R$ 40 mil no PR e tenta mudar de nome

O guia de turismo José de França Rocha, de 54 anos, que passou 15 dias presos por engano em 2010, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, disse que nunca se esqueceu dos dias em que passou detido. Em entrevista ao G1, ele contou como foi o drama de ficar 15 dias atrás das grades.


"Lembro todos os dias do que aconteceu. Ninguém esquece, meus clientes que estavam aqui naquela época quando voltam me perguntam se está tudo resolvido, falo que está quase tudo certo, que não devo e nunca devi nada para ninguém", lembra.

A Justiça condenou o Governo do Rio Grande do Norte a pagar uma indenização de R$ 40 mil por danos morais para o guia. O Judiciário potiguar emitiu a ordem de prisão em nome do irmão dele, que tinha o mesmo nome. A prisão aconteceu no posto de fiscalização da Polícia Federal na Ponte Internacional Tancredo Neves, entre o Brasil e a Argentina. O irmão dele era acusado de roubar um carro. "Minha família está muito contente. Já tinha sido uma vitória provar a minha inocência, e agora é um reconhecimento, e que sirva de lição", diz.

França ainda mora com a família em Foz do Iguaçu e continua o trabalho como guia de turismo. Todos os dias ele passa pelo local onde foi preso. O guia conta que também entrou com uma ação na Justiça para trocar de nome. “Pedi para mudar para França Rocha Eggert, sobrenome da minha esposa, para não dar mais confusão. Já passei por isso e não quero passar de novo”, conta. A ideia de trocar de nome surgiu depois que ele foi renovar a carteira de habilitação e descobriu que havia muitas pessoas com o nome igual ao dele. "Fiquei com medo, depois de tudo o que aconteceu e pelo o que eu passei. Então, eu e a minha esposa decidimos pedir a troca de nome", afirma.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet