Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Renan diz que governo 'patrocina' criação do PL para 'diminuir' PMDB

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou nesta quinta-feira (26) a tentativa de recriação do Partido Liberal (PL). Na opinião do peemedebista, o partido conta com "patrocínio" do governo com o objetivo de "diminuir o tamanho" do PMDB.


"Isso [criação do PL] distorce o quadro partidário. O quadro partidário saiu das urnas. Os partidos têm o tamanho que têm porque conquistaram nas urnas. Como pode o governo patrocinar uma coisa que objetiva diminuir o tamano do aliado? Isso é um péssimo exemplo da reforma política", criticou Renan ao chegar ao Senado.

Lideranças peemedebistas dizem que o ex-prefeito de São Paulo e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab, está por trás de uma articulação para criar o PL e, posteriormente, fazer a fusão da legenda com o PSD, reforçando a base de apoio ao governo Dilma Rousseff e reduzindo a dependência do Planalto do PMDB.

Nesta quarta, Kassab afirmou que PSD, partido do qual é presidente licenciado, e PMDB são "parceiros" políticos. Ele também disse que a decisão de fusão do PL ao seu partido atual "não passa" por ele. Segundo ele, apesar de serem partidos "muito próximos", o PL "terá sua identidade".

Renan também criticou a recriação do partido e afirmou que é preciso "acabar com essa farra de criação de novos partidos."

"Nós precisamos que acabar com essa farra de criação de novos partidos. Principalmente de partidos patrocinados pelo governo, que pretende fazer a fusão para levar aliados. Do ponto de vista da articulação política do governo nos últimos meses, essa foi a pior criação", disse.

"Como pode, sob o Ministério da Educação, sob o Ministério das Cidades, criar-se um novo partido com patrocínio do governo, depois de uma lei clara proibindo a fusão aprovada no Congresso Nacional? Essa, do ponto de vista político, é insuperável", ressaltou o presidente do Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet