Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Rio Tietê está com água marrom 24h após 'cachoeira preta' e espuma

Foto: (Foto: Lucila Gomes / Arquivo Pessoal)

Rio Tietê em outro dia com a água limpa

Rio Tietê em outro dia com a água limpa

Depois de um dia inteiro com água preta e ficar coberto por uma espuma branca durante a tarde, o rio Tietê amanheceu com a a água marrom nesta sexta-feira (28), emSalto(SP). Moradores alertaram na manhã de quinta-feira (27) sobre uma mancha preta que se estendia pelo rio. Mais tarde, a mancha preta deixou esse trecho do rio e deu lugar a muita espuma, que já é comum nessa região.


Na manhã dessa sexta-feira vários curiosos estão se dirigindo ao local para ver como está a situação do rio. Segundo moradores próximos, a água está praticamente normal e não aparenta mais sinais das manchas e da espuma. "Não está limpo, mas está praticamente como ele é", conta Rafaela Paes. A aparência da água já apresentava melhora no fim da tarde desta quinta-feira.

A Secretaria de Meio Ambiente de Salto (SP) vai continuar monitorando o local durante o dia porque a falta de oxigênio na água pode provocar a mortandade de peixe. A Cetesb informou que no fim da tarde de quinta-feira (27) a água já apresentava uma aparência menos turva. Uma nova vistoria deve ser feita nesta sexta-feira.

Espuma Branca
Alguns pontos do Tietê ainda estão com a espuma branca que tomou parte do  rio na tarde de quinta-feira. Segundo a ambientalista Malu Ribeiro, coordenadora do projeto SOS Mata Atlântica, a nova coloração se estendeu por  800 metros - trecho pequeno em relação àextensão da mancha preta, que, ainda de acordo com Malu, chegou a 100 Km.

"A espuma é comum no rio Tietê, por causa dos elementos que já existem na água. Só que essa espuma é diferente, não veio em flocos, é mais densa. É como uma nata que cobriu completamente o rio", conta a ambientalista, admirada com a situação.

Apesar da imagem diferente, Malu afirma que a espuma é menos prejudicial à natureza do que a água preta. "Aquela mancha preta baixou o nível de oxigênio na água a quase zero. A gente chegou a ver muitos peixes com a boca fora da água tentando respirar. De certa forma, essa espuma significa que já voltou a ter oxigênio na água, porque a gente não vê mais essa cena", explica.

Uma moradora que mandou fotos pelo aplicativoTEM Você durante a manhã também notou a mudança no leito do rio no fim da tarde. "Normal não está, o rio é sempre sujo, né?! Mas está quase igual aos outros dias", relata Rafaela Paes.

Uma equipe do SOS Mata Atlântica faz uma expedição pelo rio para avaliar a situação da mancha escura. Segundo a coordenadora, no momento, a água preta passa pelo trecho do rio que pertence ao município de Porto Feliz (SP).

Fenômeno natural
Por meio de nota, a Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural. A forte chuva dos últimos dias teria carregado resíduos do solo de afluentes e do próprio leito do rio.

Ainda de acordo com a Companhia, esse é um fenômeno comum quando ocorre chuva intensa, principalmente após longos períodos de estiagem. A Cetesb informou ainda que, durante as últimas vistorias, já no período da tarde, a água estava menos turvas.

Peixes mortos
No bairro de São Pedro e São Paulo, ainda em Salto, um morador registrou centenas de peixes mortos na terra, às margens do rio Tietê.

Segundo ele, os animais pareciam tentar escapar da água preta. "Eles tentaram subir pelo canalzinho do esgoto. Nunca vi isso, parecia que queriam fugir do rio", relatou Antônio Milton do Nascimento.

Antônio afirma ainda que ficou assustado com a quantidade de peixes mortos. "É muito peixe, e peixes grandes. São mais que centenas. Dá dó de ver", lamentou o morador.

Entenda o Caso
Internautas enviaram fotos e vídeos à redação do G1 nesta quinta-feira que mostram uma "água preta" no trecho do rio Tietê, em Salto. O registro foi feito na manhã desta quinta-feira por moradores que passaram pelo local.

Segundo a internauta Rafaela Paes, moradora da região, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet