Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Reunião

Taques se reúne com seis governadores em Goiânia para discutir preço de combustíveis

Foto: Lucas Ninno/GCOM-MT

Taques se reúne com seis governadores em Goiânia para discutir preço de combustíveis
O governador Pedro Taques (PDT) se encontrará com outros seis chefes de executivos estaduais, hoje, 5, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, sede do governo de Goiás, em Goiânia. No encontro, serão discutidos o preço do etanol, o recebimento de recursos arrecadados pelo Governo Federal com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, e a situação de 84 usinas paralisadas ou sob intervenção judicial.


Leia mais:
Após procurar Taques e TCE, Silval busca deputados para se explicar sobre escândalo do VLT
 
Além de Taques, participam do encontro os governadores de Goiás, Marconi Perillo; de São Paulo, Geraldo Alckmin; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; do Paraná, Beto Richa; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; e de Alagoas, Renan Filho. Antes da reunião, que acontece ás 15 horas, está marcado um almoço ás 12 horas.
 
Entre as principais reivindicações dos chefes dos executivos está a cobrança para que o Governo Federal repasse aos estados e municípios 29% da arrecadação com a Cide, conforme previsto na Constituição. Deste total, 25% são remetidos às cidades de acordo com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o tamanho da população.
 
O aumento da Contribuição pelo Governo Federal foi um dos fatores que levou caminhoneiros a paralisarem as atividades, além do preço do frete. Governantes e prefeitos tentam contornar a crise gerada pela falta de combustíveis, alimentos e gás de cozinha, por exemplo. A presidente Dilma Rousseff declarou à imprensa nacional que não houve aumento no preço do etanol, mas sim a recomposição no valor da Cide. Os governadores reclamam, porém, que dos R$ 12,2 bilhões previstos para serem arrecadados com a Contribuição neste ano, apenas R$ 478,5 milhões serão remetidos aos municípios.
 
Vale lembrar que a falta de etanol atinge a circulação de veículos, incluindo as máquinas que fazem a colheita de grãos. O preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) também começou a subir. Por conta disto, os governadores decidiram debater a retomada das obras das usinas paralisadas ou em recuperação judicial, já que elas ajudariam a alavancar a economia dos Estados e municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet