Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

tenso

Trabalhadores rurais ameaçam voltar a Suiá-Missu e acampam a 300 metros do posto da mata

Foto: José Medeiros/ Fotos da Terra

Trabalhadores rurais ameaçam voltar a Suiá-Missu e acampam a 300 metros do posto da mata
Um grupo de 250 trabalhadores rurais está acampado a 300 metros de onde era o Posto da Mata às margens da BR 158, próximo à reserva Marãiwatsédé, dos índios xavantes, criada após a desintrução da gleba Suiá-Missú, em Alto Boa Vista, a 1.100 km de Cuiabá. Eles alegam que não querem invadir novamente a gleba, mas pedem uma posição do governo federal para onde eles vão. 


As famílias despejadas da gleba após a desintrução contam que o INCRA prometeu arrumar uma área par eles e até agora isso não aconteceu. O acampamento estava na BR 242 em Alto Boa Vista e se deslocou para mais perto da Suiá-Missu, agora a 300 metros do posto da mata.

O vereador de Alto Boa Vista, Nivaldo Oliveira (PP), disse que os trabalhadores rurais estão esperando uma posição do governo desde janeiro e paciência deles esgotou. Por isso estão mais próximos da Suiá só para chamar atenção das autoridades. Todavia, o que preocupa é que os índios xavantes estão seguindo para o posto da mata e dissera que não vão aceitar uma nova invasão.

Alguns moradores temem por um possível conflito. O vereador Nivaldo informou que o suplente de deputado federal Roberto Dorner (PSD) disse que vai estar no antigo posto da mata sexta-feira, dia 26/04. E outro que se interessou pelo assunto, mas não informou quando irá ao local é o deputado federal Eliene Lima.

O prefeito de Alto Boa Vista já avisou as autoridades do estado sobre a reivindicação dos trabalhadores rurais e sobre o risco de conflito em função dos índios estarem se deslocando para proximidade do acampamento dos sem-terra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet