Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Unemat completa 37 anos de fundação

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) completa 37 anos nesta segunda-feira (20.07). Fundada em 20 de Julho de 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), hoje a Instituição é referência em educação pública em Mato Grosso e também no Brasil, com cerca de 20 mil alunos e dois mil servidores – entre professores e técnico-administrativos. 


Ao longo dos 37 anos de anos de existência, a Unemat se firmou como uma instituição voltada para as questões sociais, sempre respeitando a diversidade das regiões em que está inserida. Desde o início, em Cáceres, passou por diversos momentos de transformação a partir da estadualização, até se tornar de fato uma universidade em 15 de dezembro de 1993. 

Hoje, são 13 campi instalados nos municípios de Cáceres, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Colíder, Diamantino, Juara, Luciara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra. A Instituição conta ainda com turmas de ensino a distância e turmas fora de sede inseridas no Programa Parceladas e no Programa de Formação de Professores (Parfor). 

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, destacou a importância de Cáceres para a história da instituição. “Cáceres, uma cidade do interior, deu ao Estado de Mato Grosso um verdadeiro diamante. Criou uma universidade que é referência e que, por sua natureza, sempre se preocupou em atender o interior do Estado, proporcionando o ensino superior a quem não tinha acesso. Essa vocação norteou ações pioneiras de levar a formação a regiões tão distantes, como o Vale do Araguaia, Floresta Amazônica e mais ao sul do Estado, ainda no início da década de 1990”. 

Esse comprometimento com a população de Mato Grosso, frisou a reitora, possibilitou a oferta inédita, no Brasil e na América Latina, de cursos específicos e diferenciados para povos indígenas, além de cursos de licenciatura de forma parcelada para professores do ensino público e cursos para movimentos sociais. “A Unemat também é pioneira no Estado a destinar vagas específicas para alunos que se autodeclaram negros ou pardos, a garantir acesso a estudantes do ensino público e outras ações que impactam a qualidade de vida dos mato-grossenses”, completou. 

Atualmente, a Unemat oferece 60 cursos de graduação presencial com duas entradas regulares – uma por meio de vestibular e outra por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A instituição conta ainda com 10 mestrados acadêmicos, três doutorados acadêmicos, três mestrados profissionalizantes, três doutorados em rede, além de cursos de mestrado e doutorado em parceria com outras instituições de ensino. 

Para Ana Di Renzo, nesses 37 anos é preciso destacar pelo menos três grandes momentos da história da Unemat: o seu início em Cáceres; a estadualização das ações de ensino, se ramificando por Mato Grosso; e, mais recentemente, a aprovação da emenda constitucional que garante um percentual do orçamento do Estado. “Estamos vivendo a maturidade com a aprovação da PEC, agora temos que avançar no exercício diário da nossa autonomia, de forma a garantir os investimentos que precisamos em infraestrutura”, concluiu. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet