A prefeitura de Várzea Grande também estuda a possibilidade de implantar os radares eletrônicos no município. Como os dados ainda estão sendo levantados, nenhuma data foi estipulada para a instalação dos aparelhos de monitoramento. Também não se sabe onde eles serão fixados e nem a quantidade exata. Mas estima-se que pelo menos seis vias de intenso tráfego devem receber os equipamentos. A cidade conta com aproximadamente 137 mil veículos.
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De acordo com os números do Detran/MT (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso), até maio deste ano a frota de veículos em Várzea Grande era de 136.670, sendo que destes, 31.155 são automóveis e 37.198 são motocicletas. A medida começou a ser estudada após o anúncio da implantação dos radares em Cuiabá.
“A ponte nos une e não nos separa. Estamos estudando a implantação dos radares. Essa análise é recente e não sabemos onde, quando e nem a quantidade que teremos em um primeiro momento”, explicou o secretário de Serviços Públicos e Transportes, Roldão Lima Júnior.
Roldão também já elencou alguns pontos que precisam da atenção da administração municipal: “Sabemos de antemão, que devido ao fluxo intenso, há necessidade de organizar o trânsito de grandes avenidas como FEB, Couto Magalhães, Ulisses Pompeo, Estrada da Guarita, rodovia Mário Andreazza, Dr. Paraná, entre outras. Mas nada está definido, vamos avaliar a possibilidade”, ressaltou ele ao
Olhar Direto.
Porém, é pouco provável que a instalação seja feita ainda este ano. Isto porque a prefeitura precisa esperar que as obras de mobilidade urbana que ainda estão sendo executadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) sejam finalizadas. De acordo com com a pasta, as obras devem ser finalizadas até o fim do ano. Já o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) disse não acreditar que as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estejam finalizadas até o fim do primeiro semestre de 2015.
Lombofaixas
Recentemente a prefeitura de Várzea Grande também deu início a instalação das passarelas elevadas, conhecidas como lombofaixas. O objetivo é fazer com que os condutores respeitem a sinalização e também reduzam a velocidade em pontos considerados importantes pela administração do município: "Como o custo dos radares é muito alto, em alguns pontos nós resolvemos colocar as lombofaixas, não é o ideal, mas ajuda", explica Roldão.
A rodovia Mário Andreazza, que vem registrando vários acidentes, inclusive atropelamentos pela alta velocidade dos veículos, recebeu recentemente a instalação de dois quebra-molas : “Recentemente, mesmo com a sinalização viária feita, como faixa de pedestres, ocorreram três mortes na Mário Andreazza e por isso determinei a construção de lombadas nos dois sentidos, tanto Cuiabá/Várzea Grande como Várzea Grande/Cuiabá”, disse Roldão.