Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

UNIDADE DE IRMÃOS

Wellington Fagundes provoca Taques ao cobrar parcerias efetivas para municípios e cita momento crítico

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Por determinação do procolo, Wellington Fagundes e Pedro Taques sentaram-se lado a lado, na cerimônia

Por determinação do procolo, Wellington Fagundes e Pedro Taques sentaram-se lado a lado, na cerimônia

O momento de extrema gravidade pelo qual passa a economia brasileira exige vontade política para que sejam firmadas parcerias sólidas e eficazes com os municípios. A tese partiu do senador Wellington Fagundes (PR), numa clara provocação ao governador José Pedro Taques (PDT), que estava ao seu lado, durante a cerimônia de posse da nova diretora da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), no auditório do Hotel Business Prime,  pela ausência de resposta definitiva sobre o formato de divisão do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).


Leia Mais:
Pedro Taques derrama elogios a prefeitos, mas não resolve impasse do Fethab nem fixa datas de repasses para saúde e educação

“Quando se fala em parceria, a expectativa das prefeituras é de que seja em todas as esferas. Vive-se um momenot gravíssimo tanto político quanto econômico, no Brasil. E o ente mais necessitado da Federação é o município e é ele quem deve ser socorrido, primeiro”, ponderou Fagundes, para a reportagem do Olhar Direto. Por determinação protocolar, Fagundes e Taques sentaram-se lado a lado, na cerimônia de posse.
 
Diante do quadro financeiro preocupante da maioria dos municípios, Fagundes defendeu que o Estado firme parcerias em ações efetivas, como pavimentação urbana, melhoria doas estradas vicinais (com construção de pontes de concreto), habitação  e ampliação e pontualidade nos repasses do Fundo Estadual da Saúde, entre outros.
 
O senador do Partido da República citou que, em mais de 24 anos no Congresso Nacional, sendo seis mandatos na Câmara dos Deputados e iniciando o primeiro no Senado, jamais presenciou uma situação tão complicada quanto a atual. Nem mesmo na época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello (1993) havia tanta incerteza, quando hoje.
 
Por conta disso, Wellington Fagundes entende que, hoje mais que em qualquer época, os municípios necessitam de eficácia nas parcerias com o Estado e a União. “As prefeituras ficam com menos de 10% das receitas e mais de um terço das obrigações. Ninguém mora na União ou no Estado. Todos têm residência fixa em alguma cidade. E é por conta disso que a equação não fecha”, emendou Fagundes, que negou estar fazendo declarações para provocar Pedro Taques.
 
  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet