Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cultura

Xamã e líder ianomâmi, Kopenawa fala na Flip sobre questão indígena

Nesta sexta, ele e Claudia Andujar discutiram a Amazônia.

Festa Literária Internacional de Paraty vai até domingo (3).

Nada de escritores. Foi um xamã e líder ianomâmi o protagonista da mesa “Marcados” na tarde desta sexta-feira (1) na 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Davi Kopenawa dividiu cena com Claudia Andujar, que é fotógrafa. Falaram sobre a questão indígena e Amazônia. O pajé criticou garimpeiros, fazendeiros e trabalhadores rurais. Pediu apoio à causa, culpou o governo federal e disse estar trabalhando "para não morrer outra vez o nosso povo".

O G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2014, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original. Veja a programação até domingo ao final desta nota.

Os aplausos foram mais intensos antes do princípio do que após o término do encontro. Quando Kopenawa chegou ao palco, foi ovacionado. Três mulheres se levantaram. A empolgação, no entanto, diminuiu pouco a pouco. Em dado momento, Claudia exibiu um vídeo com imagens feitas em tribos. Durou 17 minutos - e menos de cinco após o começo, 20 pessoas já haviam deixado a tenda dos autores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet