Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Antiga Capital

Em comemoração por aniversário, AL transfere sede para Vila Bela da Santíssima Trindade

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Em comemoração por aniversário, AL transfere sede para Vila Bela da Santíssima Trindade
Aderindo também a comemoração ao aniversário da antiga capital de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa do Estado transfere sua sede temporariamente para Vila Bela da Santíssima Trindade. Além do governador Pedro taques, os deputados estaduais também estarão presentes nesta sexta (18) para participarem da solenidade que instalará a ALMT na Câmara Municipal do Município.

 
Leia mais:
Vila Bela volta a ser capital de MT e Taques deseja alternativas ao desenvolvimento da região

A transferência será realizada em virtude da Lei estadual nº 10.377, que estabelece que a capital do Estado de Mato Grosso seja transferida, simbolicamente, para o município de Vila Bela da Santíssima Trindade, todos os anos, no dia 19 de março, considerado como o marco da instalação da cidade como a capital da capitania de Mato Grosso. Neste ano, a transferência acontece em um período de dois dias, 18 e 19.
 
Durante a sessão especial, os parlamentares discutem as demandas do município e da região, além de entregar 23 Moções de Congratulação de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), para membros da sociedade vilabelense e ex-prefeitos do município, desde 1947.
 
“Primeira capital de Mato Grosso, Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico e vamos promover essas discussões durante esses dias de comemoração de 264 anos da cidade. A Assembleia Legislativa apoia a iniciativa do governador Pedro Taques (PSDB) em ter Vila Bela como capital por um dia, todos os anos, tanto é que a mensagem foi aprovada por unanimidade no Poder Legislativo”, lembrou Maluf. 
  
O objetivo da transferência é resgatar esse importante momento histórico e cultural do Estado, e também dos estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia, revivendo de modo simbólico, o momento de criação da primeira capital do Estado.
 
“As solenidades que serão realizadas nessas datas comemorativas, que serão nos dias 18 e 19 de março, vão resgatar a história da criação do município como capital e levará os três poderes para a cidade, aproximando os representantes da sociedade para a discussão de políticas públicas”, argumenta Maluf.
 
Programação
 
De acordo com o Gabinete de Comunicação do Governo do Estado, a programação conta com a chegada do governador Pedro Taques na sexta-feira (18), às 8h30, onde um cortejo será realizado pelos soldados do congo até o Palácio dos Capitães Generais. Logo depois, será feita a reabertura do Palácio dos Capitães Generais, seguido de ato de instalação do Poder Executivo na cidade, na praça de eventos, em frente à ruína. Os deputados também participam das programações.
 
Ao meio-dia, acontece um almoço com autoridades, visita ao Museu Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, reunião com coordenadores de regiões integradas de Segurança Pública e sessão de instalação da Assembleia Legislativa na Câmara de Vila Bela da Santíssima Trindade, às 16h. À noite, serão realizadas apresentações artísticas no Espaço Cultural.
 
Já no sábado (19), ocorre uma missa comemorativa ao aniversário da cidade, na Igreja Matriz, às 8h. Já às 9h30, será realizado um desfile cívico, na Praça Central. Em seguida, ocorre uma reunião com representantes dos movimentos de defesa da igualdade racial no gabinete do governador, no Palácio dos Capitães Generais.
 
O almoço será com a comunidade no Centro Comunitário Paroquial São Francisco de Assis e a tarde, ocorre uma reunião com prefeitos dos consórcios do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet