Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

RETA FINAL

Emanuel denuncia suposta coação de servidores e governador exonera irmão de Wilson; ouça gravação

19 Out 2016 - 19:01

Da Redação - Laíse Lucatelli/ Da Reportagem Local - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Emanuel denuncia suposta coação de servidores e governador exonera irmão de Wilson; ouça gravação
O candidato a prefeito de Cuiabá pelo PMDB, Emanuel Pinheiro, denunciou em entrevista coletiva no final da tarde desta quarta-feira (19), que o presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Elias Santos, teria coagido funcionários comissionados a comparecem a uma reunião com o candidato Wilson Santos (PSDB), seu irmão. Após a denúncia, o governador Pedro Taques (PSDB) determinou a exoneração de Elias do cargo, até que seja apurada a denúncia. 


Leia Mais:
Emanuel pede que eleitor compare caráter dos candidatos e diz que colocou Wilson “no lugar dele”


Na agenda de campanha de Wilson consta uma reunião com DGA (comissionados) a ser realizada na noite de hoje, às 21h. A denúncia foi feita por uma servidora, que gravou a convocação e a coação de Elias Santos e entregou à equipe de Emanuel Pinheiro. A gravação inicia com a voz que seria de Elias passando o número do celular e ordenando que os detentores de cargo comissionados a comparecerem à reunião da campanha tucana.

“O governador Pedro Taques convocou todos os cargos comissionados para uma reunião hoje às 20h30 no Hotel Fazenda Mato Grosso. Todos, sem exceção. Eu vou ser curto e grosso: aquele que não for será exonerado no outro dia. Eu não estou com brincadeira. Aquele que não for, será exonerado. Me desculpa falar dessa forma. Todos os cargos comissionados tem que estar hoje. Então vocês anotem meu telefone, ao chegarem no hotel me mandem uma mensagem que vou estar lá para receber vocês. OK? Era só isso que eu ia falar”, diz a gravação.

Emanuel Pinheiro chamou a convocação de “criminosa” e atribuiu a culpa ao candidato Wilson Santos. O candidato do PMDB ainda convocou outros servidores a denunciarem casos semelhantes envolvendo outros secretários.

“São atos criminosos e ilegais patrocinados pelo grupo do meu inimigo. Demonstra e reforça o desprezo do meu adversário pelo servidor público. A convocação criminosa constrange e ameaça o servidor. Quem faz isso para ganhar uma eleição é capaz de qualquer coisa. Imagina essa pessoa de volta no comando da Prefeitura. Esse é um flagrante do uso da máquina com abuso do poder político. Não quero acreditar que o governador Pedro Taques esteja diretamente envolvido nessa ilegalidade, que tenha autorizado esse crime”, afirmou o candidato.

O advogado de Pinheiro, Nestor Fidelis, informou que vai pedir a anulação do registro de candidatura de Wilson, além de requerer ao Ministério Público que acione Elias Santos e o governador Pedro Taques por improbidade, uso da máquina e abuso de poder.

“Vamos requerer a anulação do registro de candidatura de Wilson Santos, que foi quem cometeu essa irregularidade através do seu irmão, o presidente da Metamat, e que diz que faz isso a mando do governador Pedro Taques. Se acontecer um milagre e Wilson Santos ganhar a eleição, estamos pedindo que seja cassado seu diploma de prefeito. Estamos requerendo ao Ministério Público que abra uma ação civil pública contra o senhor Elias e o senhor Pedro Taques por ato de improbidade administrativa, uso da máquina e abuso de poder”, disse. 

Atualização 19h22

O Gabinete de Comunicação (Gcom) informou, por meio de nota, que Elias Santos será exonerado da Metamat e investigado por suposta infração eleitoral. 

Para efeitos de publicidade e transparência, o Governo de Mato Grosso informa que o ato de exoneração do servidor Elias Pereira dos Santos Filho, diretor presidente da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat), será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (20.10). Por determinação do governador Pedro Taques, o Conselho Deliberativo da Metamat irá exonerar o atual diretor presidente para apurar a conduta do gestor público em denúncia de suposta infração eleitoral.O Governo reconhece os avanços da legislação eleitoral e, por esse motivo, atua em consonância com as regras do processo democrático.








Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet