Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

29 sindicatos

Fórum Sindical aguarda resposta do governo sobre contraproposta e greve geral inicia nesta terça; dois sindicatos não aderem

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Fórum Sindical aguarda resposta a contraproposta do governo

Fórum Sindical aguarda resposta a contraproposta do governo

O Fórum Sindical aguarda a resposta do secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, a respeito da contraproposta feita pelos sindicalistas sobre o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores estaduais. A resposta do governo será levada para as bases avaliarem. Os sindicalistas propuseram ao governo que sejam pagos os 11,28% de reposição inflacionária ainda este ano, mesmo que seja parcelado, e tudo retroativo à data base de maio. A contraproposta foi entregue ao secretário por volta do meio-dia desta segunda-feira (30).


Leia mais:
Fórum Sindical recusa proposta de 5% e pede RGA integral este ano, ainda que parcelado

- Governo Taques propõe 2% de RGA em setembro e 3% em janeiro de 2017; servidores vão discutir proposta com as bases
 
- Governo de MT afirma que 5% do RGA parcelado é o máximo possível para não atrasar salário

Enquanto a resposta do governo não vem, o início da greve geral está mantido para esta semana. No total, 29 sindicatos já decidiram por aderir à mobilização – 28 que pertencem ao Fórum Sindical, mais o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), que se desfiliou da entidade. Duas categorias votaram contra a greve e outras duas ainda não concluíram suas assembleias. A última categoria a decidir pela greve foi a dos auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE), em assembleia realizada na tarde desta segunda.

Diversas categorias deflagram a greve na terça-feira (31), entre elas, o Sindicato dos Servidores da Carreira dos Profissionais de Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes), que representa 6 mil servidores, e o Sindicato dos Profissionais da Área Meio (Sinpaig), que representa 2 mil. O Sindicato dos Servidores da Saúde e do Meio Ambiente do Estado (Sisma) já está paralisado. Outros estão com indicativo de greve para a quarta-feira (1º), como o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep).

Duas categorias deliberaram contra a greve: o Sindicato dos Trabalhadores da Empaer (Sinterp), que representa os empregados públicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e o Sindicato dos Fiscais de Tributos Estaduais de Mato Grosso (Sindifisco) – estes últimos são os responsáveis por movimentar a máquina arrecadadora do estado.

Duas categorias ainda estão realizando assembleias. Tratam-se dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) – que apesar de já ter aprovado indicativo de greve e estarem legalmente aptos a paralisarem, farão uma nova assembleia na terça-feira (31) –, e dos Fiscais de Defesa do Consumidor, que decidirão na quinta-feira (2).

Na manhã desta segunda, os sindicalistas ouviram de Julio Modesto a proposta inicial do governo, de pagar uma reposição de 2% em setembro, e mais 3% em janeiro de 2017, sem retroagir. Em seguida, o Fórum se reuniu e decidiu rejeitar a proposta, e apresentar ao governo a contraproposta de RGA integral ainda este ano, mesmo que parcelado.

Diálogo aberto

O presidente do Fórum Sindical, James Rachid Jaudy, da Associação dos Servidores da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Asager), destacou que o Fórum está com o diálogo aberto com o secretário Julio Modesto. Ele afirmou ainda que não vai admitir declarações por parte do governo elegendo alguns sindicalistas como alvos em função de declarações dadas no calor dos protestos.

“Estamos dando uma flexibilização muito grande para o governo [com a contraproposta de o governo parcelar o RGA como quiser]. Aí eles vêm falar que nós não estamos com boa vontade? Não posso admitir isso, vir falar que três ou quatro sindicalistas... Às vezes a pessoa está em cima do caminhão, tomando sol, chuva, mosquito, e às vezes exagera. Não houve agressão à pessoa do secretário, e sim ao governo. Eles têm que entender isso”, argumentou.

O sindicalista ainda negou que tenha havido 102 reuniões, como o governador Pedro Taques (PSDB) vem afirmando. “Não é verdade que tivemos 102 reuniões. Foram 102 reuniões entre eles. Conosco foram sete. Se continuarem falando que reuniram conosco 102 vezes e que não há diálogo por parte do Fórum, aí vamos ter que tomar alguma atitude”, disparou. 

*Atualizada e corrigida
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet