Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

chegando na ponta

Governador rebate críticas e diz que Caravana da Transformação será concretizada

Foto: José Medeiros/GCOM MT

O secretário José Arlindo comanda Caravana da Transformação do governo Taques

O secretário José Arlindo comanda Caravana da Transformação do governo Taques

O governador Pedro Taques (PSDB) lançou a Caravana da Transformação na tarde desta segunda-feira (4) e, com um discurso duro, afirmou que vai concretizar os atendimentos previstos no projeto, apesar dos opositores. A caravana vai percorrer quatro regiões de Mato Grosso, começando por Barra do Bugres nos dias 16 e 17, e vai realizar cirurgias oftalmológicas, especialmente de catarara, e diagnósticos de hanseníase, além de atendimentos de cidadania.


Leia mais:
‘Base não pode ser gelatinosa, tem que ser firme’, diz Taques sobre perda de deputados aliados
 
“Quando a população elege alguém governador, passar uma procuração. Muitos querem decidir pelo governo, mas só o eleito pode fazer isso. Esta é uma política pública que será concretizada. O objetivo desta ação fazer o Estado chegar mais longe, fazer o Estado presente. O sabichão que é contra não sabe a realidade do estado”, disparou Taques, em seu discurso. O tucano contou que a caravana de seu governo foi inspirada na Caravana da Saúde de Mato Grosso do Sul, e à ideia inicial foram agregados diversos outros serviços.

O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, citou ter recebido diversas recomendações contrárias à caravana, e afirmou que esse projeto é uma prioridade para o governo porque interioriza as políticas públicas, especialmente na área de saúde. “Para um cidadão de 75 anos, que não enxerga há 20, enxergar não é prioridade?”, questionou. “Que este trabalho não se encerre, só melhore. Porque chegar ao cidadão na ponta é parte da transformação pretendida por este governo”, disse.

A principal crítica contra o atendimento itinerante veio de um grupo de médicos oftalmologistas, que afirmam que os pacientes operados na caravana não terão acompanhamento adequado no pós-cirúrgico. As críticas foram rebatidas pelo secretário de Estado de Saúde, o médico Eduardo Bermudez.

“Em nenhum momento esquecemos a segurança do paciente. A caravana terá estrutura para acompanhar em forma de auditoria cada passo desse atendimento”, garantiu. “Muitos projetos ainda virão, e aqueles que não quiserem fazer estarão na nossa frente, mas não vão nos parar”, afirmou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB), e o próprio governador destacaram que as cirurgias oftalmológicas serão pagas pelo valor da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) – que é menor do que o praticado no mercado.

A caravana será coordenada pelo secretário-chefe de Gabinete, José Arlindo, que fará a interlocução entre as secretarias que atuarão na caravana. “Em 2014 o governador Pedro Taques prometeu que a gestão não deixaria nenhum mato-grossense para trás. Vamos saldar esse compromisso com a população e a Caravana da Transformação vai passar por todas as regiões do Estado a partir de julho”, disse Arlindo.

Outros atendimentos

Além dos atendimentos na saúde, a caravana oferecerá serviços como confecção de documentos pessoais, inscrição em cursos de capacitação, oferta de empregos e atendimento estético. Haverá oficinas de postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho. Haverá também orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Terá ainda educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Para realizar o projeto o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades, os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran. Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet