Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

operação nanos

Nova operação da PF cumpre busca e apreensão na casa de Zilio e mais seis

16 Jun 2016 - 09:20

Da Redação - Laíse Lucatelli / Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Nova operação da PF cumpre busca e apreensão na casa de Zilio e mais seis
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação Nanos, para investigar o "caixa dois" de partidos políticos que apoiaram o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) nas eleições de 2010. Segundo as investigações, sete partidos que formaram a chamada "Frentinha" receberam recursos não declarados fornecidos pela campanha da Silval, abastecendo o "caixa dois" dessa coligação. Tratam-se do PTC, PTN, PRB, PRP, PHS, PSC e PC do B. 


Leia também:
PF apreende documentos de imóveis de ministro e promissórias de deputado em nova fase da Ararath

Segundo a assessoria, estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Cuiabá, sendo cinco em residências e dois em endereços comerciais. Entre os alvos, está o ex-secretário de Estado de Administração César Zilio. A PF cumpriu busca em sua casa no condomínio Florais dos Lagos. A operação teria relação com o esquema de propina delatado pelo ex-secretário em sua colaboração premiada na Operação Sodoma, da Polícia Civil. Parte desse dinheiro abastecia campanhas eleitorais.

O advogado de Zilio, Huendel Rolim, confirmou a ação da Polícia Federal. Ele negou, porém, que tenha havido condução coercitiva ou qualquer outra medida cautelar. Rolim não informou o que foi apreendido na casa do cliente, alegando sigilo. De acordo com o advogado, a investigação da Polícia Federal trata de fatos já esclarecidos na delação de Zilio feita junto à Justiça Estadual. Ele afirma ainda que seu cliente está à disposição das autoridades.

Nanos

A PF informou que a palavra Nanos, de origem grega, tem o significado literal de pequeno ou pequenino e foi escolhida para batizar a operação como referência ou alusão aos assim denominados partidos nanincos que se beneficiaram do citado esquema de caixa dois. 

Apesar da pouca representatividade em Mato Grosso, nem todos os partidos investigados são de fato nanicos, pois elegeram parlamentares no Congresso Nacional.

Sodoma

César Zílio foi preso em 11 de março pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) na Operação Sodoma 2, e liberado 10 dias depois. Operador do esquema de propina de contratos do governo Silval Baborsa (PMDB), Zilio firmou colaboração premiada com o Ministério Público Estadual (MPE), que foi homologada pela Justiça Estadual. Ele revelou que, entre outros fins, o esquema abastecia campanhas eleitorais, quitando dívidas de candidatos. 

Confira a nota de Huendel Rolim na íntegra:

Diante das notícias veiculadas na imprensa nesta manhã, a defesa de Cesar Roberto Zílio informa que:
1. O mesmo foi alvo de busca e apreensão da polícia federal nesta manhã;
2. Os fatos investigados na operação deflagrava pela Polícia Federal, já foram objeto de esclarecimentos em sua colaboração Premiada, perante a justiça de Mato Grosso;
3. Esclarece ainda, que não houve qualquer medida cautelar segregatória, tampouco mandado de condução coercitiva.
4. Por fim, o Colaborador Cesar Roberto Zilio está à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.
Huendel Rolim Advogado


Outro lado

O único partido a se manifestar até o momento foi o PC do B. Confira abaixo a íntegra do pronunciamento.

Em defesa de nossa grande história!
 
O Partido Comunista do Brasil recebeu com perplexidade e indignação a notícia de seu suposto envolvimento na operação que busca elucidar um possível caixa 2 nas eleições de 2010 em Mato Grosso.
 
A denominada operação Nanos, divulgada pela imprensa nessa quinta-feira, 16 de junho, na visão dos comunistas de Mato Grosso serve mais para provocar danos à imagem dos pequenos partidos e em particular nos comunistas que sempre estão na linha de frente das lutas sociais, do que efetivamente elucidar as práticas errôneas no jogo eleitoral.
 
No alto de seus 94 anos de existência, o PCdoB sempre prezou pela idoneidade na sua ação política, sempre atento às normas da legislação eleitoral nas disputas em que participa.
 
O partido comunista têm suas prestações de contas anotadas junto à justiça eleitoral, com relação de doadores e destinação que, diga-se de passagem, sempre envolvem uma quantidade ínfima de recursos, justificadas pelo perfil ideológico de sua corrente de pensamento.
 
O PCdoB recorrerá à justiça para que esta denúncia seja devidamente apurada e não medirá esforços para repor a verdade preservando sua história e sua integridade.
 
Cuiabá, 16 de junho de 2016
Comissão Política Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB/MT


 
Atualizada às 9h43.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet