Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Pontes e Lacerda

Polícias devem manter área de garimpo da 'Serra do Caldeirão' isolada, determina Justiça Federal

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Polícias devem manter área de garimpo da 'Serra do Caldeirão' isolada, determina Justiça Federal
A Justiça Federal determinou que as forças de segurança permaneçam, por mais 30 dias, no garimpo da Serra do Caldeirão, em Pontes e Lacerda (441 km de Cuiaba) evitando novas ocupações. A ordem foi emitida após solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Entre novembro de 2015 e janeiro de 2016 duas grandes operações foram realizadas para que centenas de  garimpeiros fossem retirados da área.


Leia mais:
Operação prende 30 pessoas que atuavam em garimpo de Pontes e Lacerda

De acordo com o MPF, além de impedir o retorno de garimpeiros para a área de mineração, as polícias também trabalham para garantir a segurança interna para todo o município. O MPF argumentou que os fatos que motivaram a presença da polícia no local ainda são uma realidade. Ainda há muitas pessoas acampadas de forma improvisada no município de Pontes e Lacerda, tanto na área urbana quanto na área rural. Foram registradas 4 mortes por conta do garimpo ilegal além de mais de cinquenta prisões. Somente no início de fevereiro 30 pessoas foram presas envolvidas com atividades ilegais de mineração em Pontes e Lacerda.

Na decisão, o juiz Francisco Antônio de Moura Junior também determinou que as forças policiais apresentem um prazo articulado de ação em 48 horas e que o Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) dê informações sobre a existência e o andamento do procedimento administrativo de solicitação de pesquisa, autorização de extração ou concessão de lavra de minério na região da Serra da Borda.

De acordo com os argumentos apresentados pelo Ministério Público Federal o juiz entendeu que há justificativa para a permanência das polícias na área do garimpo ilegal que foi desocupada recentemente. Em sua decisão, o juiz destaca que do ponto de vista econômico a decisão também é salutar, uma vez que os custos para promover uma nova desintrusão na área são considerados maiores do que para a permanência da polícia na área.

O prazo para permanência da polícia por mais trinta dias começou a contar no dia 20 de fevereiro e a necessidade de sua prorrogação será avaliada ao término desse prazo.

O garimpo foi instalado em setembro de 2015 no município de Pontes e Lacerda, na região Oeste de Mato Grosso em uma área de 4 mil hectares, a dez  quilômetros do centro da cidade. No auge da ocupação, o local chegou a ter oito mil pessoas dedicadas direta ou indiretamente à exploração ilegal do ouro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet