Imprimir

Notícias / Mundo

Aeroportos irlandeses reabrem nesta quinta-feira, diz autoridade

Folha Online

A Irlanda vai reabrir seus aeroportos a partir da meia-noite desta quinta-feira (horário de Brasília) depois que a Autoridade da Aviação irlandesa (IAA, na sigla em inglês) impôs restrições sobre todos os voos procedentes ou com destino ao país devido ao risco de a nuvem de cinzas do vulcão da Islândia danificar as aeronaves.

"Todos os aeroportos irlandeses têm restrições neste momento devido à presença de cinzas vulcânicas densas sobre a Irlanda. A nuvem atual está se movendo para sul-sudoeste e as restrições aos aeroportos serão canceladas de acordo com seu progresso", afirmou a IAA em comunicado.

O horário da reabertura irá variar de meia-noite em Dublin a 5h no Condado sulista de Kerry, informou, acrescentando que os voos que passam pelo espaço aéreo irlandês entre a América do Norte e a Europa não serão afetados.

Em abril, os voos sobre a Europa foram duramente atingidos por uma paralisação de seis dias no espaço aéreo devido às preocupações com o efeito das cinzas do vulcão islandês nos motores das aeronaves.

Ontem, foi divulgado que o transtorno causado pela nuvem de cinza representou às seguradoras britânicas um custo estimado de 62 milhões de libras (70 milhões de euros), pelos números da associação britânica de seguros.

A IAA diz acreditar que as seguradoras terão de pagar altas somas as pessoas que não conseguiram viajar de avião pelo fechamento do espaço aéreo britânico em abril.
Imprimir