Imprimir

Notícias / Mundo

Vice-presidente chinês critica retórica dos políticos

Terra



O vice-presidente chinês, Xi Jinping, principal candidato a suceder o presidente Hu Jintao em 2012, pediu aos políticos comunistas do país que deixem de utilizar "palavras vazias" e falsa retórica em seus discursos e documentos, informou nesta segunda-feira o jornal oficial China Daily.

Em discurso pronunciado na semana passada na Escola do Partido Comunista da China, Xi destacou que é preciso livrar-se do jargão político e "promover o pensamento independente" perante 900 altos cargos e estudantes que liderarão o país no futuro. Para conseguir isto, "o partido deve criar um ambiente tolerante que favoreça os discursos nos quais haja ideias novas", assinalou Xi, que também é presidente da citada escola, um posto de grande influência na hierarquia chinesa.

Xi ressaltou que os discursos políticos devem ser curtos, concisos, "na busca da verdade e que contenham novas ideias", e destacou que se as práticas atuais continuarem "a autoridade do Partido diminuirá e haverá distanciamento entre políticos e opinião pública".

Imprimir