Imprimir

Notícias / Cidades

Cuiabá pode registrar menor índice de chuvas dos últimos anos

Da Redação/Kelly Martins

Apesar de ser período chuvoso, Cuiabá poderá registrar neste mês de janeiro um dos menores índices pluviométricos dos últimos anos. Sem muitas chuvas, a capital mato-grossense obteve apenas 39 milímetros no período de 1º a 15 de janeiro, sendo 39 litros por metro quadrado, número inferior se comparado ao ano passado que atingiu o total de 356,5 mm.

Isso porque a chuva não foi bem distribuída até agora e o volume abaixo da média já está preocupando vários setores da sociedade, inclusive, o da agricultura, pois muitos produtores do Estado já estão com a lavoura comprometida.

“É uma situação preocupante, pois já estamos na metade do mês e com um índice de chuva menor em Cuiabá”, disse o coordenador da Defesa Civil do Estado, Elton Guilherme Crisóstomo ao site Olhar Direto

Embora tenha até surgido a possibilidade de chuva mais volumosa e até mais constante, no início do mês principalmente pelo que se notava na primeira semana de janeiro, a água parou de descer e a capital tem registrado altas temperaturas, chegando aos 40ºC. No entanto, o coordenador ressalta que, de acordo com os cálculos, no período de 2004 a 2007, os índices também foram inferiores do que em 2008. 

Conforme o coordenador, em 2004 o volume de chuva foi de 174mm. Já em 2005, 190mm, sendo que 2006 foi menor com 142,8 mm. O índice voltou a subir no ano de 2007 registrando 279mm.

Sinais

Um dos sinais da falta de chuva no Estado, são os focos de incêndios que estão sendo registrados na região do Pantanal. O Parque Estadual Encontro das Águas, está queimando desde o início do mês e pelo menos, 34 focos estão sendo combatidos por  uma equipe de bombeiros, formada por 15 homens.
Imprimir