Imprimir

Notícias / Mundo

Almoço de posse de Obama terá frutos do mar, pato e faisão

Reuters

Os convidados para o almoço inaugural após o juramento de Barack Obama como 44o presidente dos Estados Unidos poderão saborear um ensopado de frutos do mar, pato e faisão, bolo e alguns dos melhores vinhos da Califórnia.

E eles brindarão à saúde do novo presidente com uma edição especial para a ocasião do champanhe californiano Korbel Natural.

"Esta é nossa sétima cerimônia de posse...e é sempre uma honra", disse Gary Heck, presidente da Korbel, fabricante de vinhos há 125 anos, após ficar sabendo que o seu vinho acompanhará a sobremesa na refeição.

Cerca de 230 pessoas foram convidadas para o almoço, organizado pela Design Cuisine, empresa de catering de Washington, no Statuary Hall do Capitólio.

Um comitê bipartidário, presidido pela senadora da Califórnia Diane Feinstein, escolheu a comida e os vinhos após uma seleção feita por senadores e deputados, incluindo a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de acordo com Kathy Valentine, chefe da empresa que prepara a festa.

O primeiro prato, um ensopado de frutos do mar repleto de lagostas, camarões e bacalhau, será servido com um Sauvignon Blanc de 2007 da Duckhorn Vineyard.

"O vinho foi lançado em 3 de abril de 2008. É o único vinho branco que fabricamos na companhia. É um pouco mais rico, há alguma fermentação do barril e eu acho que ele se beneficiou por estar na garrafa por um pouco mais de tempo", disse Bill Nancarrow, da Duckhorn, sobre a safra que rendeu 30 mil garrafas.

"Eles já tiveram vinhos da Duckhorn na Casa Branca, então nos conhecem. Mas isso é realmente especial", acrescentou.

O prato principal, composto por pato e faisão servido com molho picante de cereja e batata-doce, será acompanhado por um Pinot Noir de 2005, Goldeneye, do Anderson Valley, na Califórnia.

"Devo dizer que, entre as muitas honras e prêmios do mundo dos vinhos, este é um dos mais gratificantes", afirmou Zach Rasmuson, da Goldeneye. "Eu realmente não sabia nada sobre a seleção até a semana passada. Eles não nos pediram que submetêssemos nada", acrescentou.

Os cozinheiros que desejarem se inspirar no almoço de posse podem baixar as receitas (em inglês) no site www.inaugural.senate.gov.
Imprimir