Imprimir

Notícias / Economia

Busca das empresas por crédito cai 4,4% em outubro, indica Serasa

G1

A procura de crédito por empresas no país caiu pelo segundo mês seguido em outubro, segundo indicador da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira (16). A quantidade de empresas que buscaram crédito caiu 4,4% em outubro, na comparação mensal. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a demanda cresceu 2,5%. No acumulado do ano, o aumento foi de 6,9% sobre igual período de 2009.

De acordo com a Serasa, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito, registrando baixa de 4,6%. Nas médias empresas, a queda mensal foi de 0,4%. Já nas nas grandes empresas, foi verificado leve aumento de 0,6%.

Os economistas da Serasa atribuem essa queda à sazonalidade do período. "A atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, é mais fraca no último trimestre do ano. Logo, a queda da demanda por crédito no mês passado não pode ser encarada como uma reversão de tendência", disse a Serasa, por meio de nota.

Perspectivas
A expectativa dos economistas da Serasa é que, nas comparações anuais, a procura das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010.
Imprimir