Imprimir

Notícias / Política MT

Após perda de cargo, Ságuas cobra cumprimento de acordo para rodízio

De Brasília - Vinícius Tavares

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) vai cobrar da bancada federal mato-grossense no Congresso Nacional o cumprimento de um acordo feito antes das eleições de 2010 pelos partidos que sustentavam a candidatura do governador Silval Barbosa (PMDB) para que haja rodízio entre os titulares na Câmara Federal com o objetivo de permitir aos suplentes usufruírem dos cargos.

Ságuas, que está prestes a desocupar a cadeira na Câmara Federal devido à vitória do candidato Nilson Leitão (PSDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem se reunido com os deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira (PR/MT) para avaliar a possibilidade de assumir uma destas cadeiras.

Segundo o petista, ainda falta conversar com o deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT) para avaliar esta possibilidade. O assunto vai ser discutido em reunião dos representantes de partidos de apoio à Silval que acontece nesta quinta-feira (9/6) na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

De acordo com Ságuas Moraes, o cumprimento do acordo é o assunto principal da reunião. Ele sugere que três deputados federais tirem licença de forma subseqüente por quatro meses cada um de forma a permitir que os suplentes possam ficar até um ano na Câmara.

“A idéia é articular uma forma de fazer com que os parlamentares entrem em licença, mas para isso é preciso verificar o período adequado para cada um”, declarou Ságuas com exclusividade ao Olhar Direto.

Ele avalia, por exemplo, que o momento não é propício para o deputado Homero Pereira (PR/MT) pedir licença em virtude do envolvimento do progressista nas negociações para aprovação do Código Florestal. Restariam, neste caso, Wellington e Bezerra, este último se recuperando de recente cirurgia para retirada da vesícula.
Imprimir