Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Papel do agente comunitário é fundamental na promoção da saúde

Da Assessoria- Secom Cuiabá

Cuiabá possui 444 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que realizam, por meio de ações individuais ou coletivas, atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) ou do Centro de Saúde no qual está lotado. O empenho dos ACS, aliado ao compromisso com a saúde pública das equipes do PSF, colocam Cuiabá como referência nacional de atenção básica.

São agentes como Rosana Rodrigues de Pina e Delza Lemes e Simone Sales, integrantes do grupo teatral Agentes em Ação, e que se dedicam à missão de estabelecer um entre o PSF e a comunidade. Rosana, além de agente de saúde, escreve poemas e é atriz. Na festa da Páscoa promovida pelos seis PSFs do Pedra 90 para crianças da creche filantrópica São Domingos Sávio, ela se fantasiou de palhaço, atraiu a atenção e levou alegria a 149 crianças. Delza escreve roteiros de peças teatrais e também atua.

O ACS - O Agente Comunitário de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado ao PSF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família! È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade.

Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.

Atribuições dos ACS

- Realizar mapeamento de sua área;

- Cadastrar as famílias e atualizar esse cadastro;

- Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

- Identificar área de risco;

- Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde;

- Realizar ações e atividades

- Realizar acompanhamento mensal das famílias;

- Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde

- Traduzir para equipe do PSF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;

- Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.




Imprimir