Imprimir

Notícias / Política MT

Senadores são contra coligação na eleição para parlamentares

De Brasília - Vinícius Tavares

Os senadores Jaime Campos (DEM/MT) e Pedro Taques (PDT/MT) são favoráveis ao fim das coligações nas eleições proporcionais. A proibição de alianças partidárias nas eleições para vereador, deputado estadual e federal foi aprovada no início deste mês na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Decano entre os matogrossenses no Senado, Jaime diz que é preciso criar mecanismos para coibir estes tipo de aliança que é motivada por interesses obscuros.

"Há uma questão contraditória em disputa pois, ao invés de estimular a participação da sociedade, os partidos menores são usados para aumentar tempo de televisão. Precisamos coibir coligações movidas apenas por interesses", afirma.

Taques, no entanto, diz que é contra as coligações porque entende que as alianças enfraquecem a governabilidade. Segundo ele, as alianças permitem que partidos se unam independente de suas características programáticas.

"As alianças são feitas para cooptar partidos de aluguel. São partidos se ideologia que se vendem independente de sua ideologia. Isso confunde o eleitor precisa ser coibido", destava.

Relatado pelo senador Valdir Raupp, (PMDB/RO), o texto, aprovado por 14 votos contra três, já tinha sido examinado pela CCJ mas teve que ser revisto porque recebeu emendas no plenário.
Imprimir