Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

China está em alerta devido a surto de gripe suína no México

EFE

A Administração Estatal de Qualidade, Supervisão e Quarentena da China emitiu um comunicado de emergência no qual pede a qualquer pessoa procedente das regiões afetadas pela gripe suína que informe sobre qualquer sintoma da doença.

Pessoas que apresentarem sintomas deverão ser observadas, e aquelas infectadas ou suspeitas de terem sido infectadas serão isoladas e postas em tratamento, acrescentou o comunicado divulgado pela agência oficial de notícias Xinhua.

As medidas se assemelham às tomadas pela China em 2003, durante a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), originada no sul do país e que causou um estado de alerta parecido ao que se vive no México e nos Estados Unidos por causa da gripe suína.

Os ministérios chineses de Saúde e Agricultura estão acompanhando de perto as informações sobre a nova epidemia e organizaram especialistas para estudar medidas de prevenção, aumentando o contato com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e os governos mexicano e americano.

A diretora geral da OMS, Margaret Chan, advertiu que o surto de gripe suína tem o potencial de se transformar em uma pandemia mundial.

Imprimir