Imprimir

Notícias / Cidades

Indicações de Alexandre Cesar buscam fortalecer agricultura familiar em MT

Da Redação/Com Assessoria

Em atendimento às reivindicações da população oriundas de várias regiões de Mato Grosso o líder do PT no Legislativo, Alexandre Cesar, tem apresentado de cinco a nove indicações por semana durante as sessões ordinárias na Assembleia Legislativa.

Os assentamentos e as iniciativas de agricultura familiar recebem atenção especial nas indicações do petista. Para o assentamento Toca da Onça, localizado próximo a Usina de Reciclagem a 600 km da zona urbana de Cuiabá, o parlamentar pediu a instalação de energia elétrica. A indicação solicitando celeridade no atendimento das 100 famílias do assentamento pelo programa Luz para Todos foi enviada ao coordenador do programa em Mato Grosso, Gustavo Lobo de Vasconcelos.

Para contemplar à comunidade do Núcleo São João da Agroana, no município de Poconé, o deputado indicou ao secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Neldo Welrich, e ao superintendente Federal da Agricultura, Francisco Moraes Costa, a viabilização de recursos para a aquisição de patrulha agrícola e acessórios. “Os moradores do Núcleo sobrevivem da agricultura de subsistência e da criação de animais. Eles buscam produzir e comercializar produtos dentro dos padrões sanitários agregando mais valor ao que é ofertado. Sendo assim é necessária uma patrulha agrícola com equipamentos e implementos para atenderem nos serviços de recuperação de solos e preparo de área para produção”, justifica Cesar.

O deputado solicitou ao secretário de Infraestrutura, Vilceu Marchetti, a restauração e conservação das estradas que ligam o assentamento Vale do Sol (PA Agroana Giral) até a escola da comunidade de São Benedito e estradas principais que ligam o Núcleo São João até a localidade de Barrosa no município de Poconé. “A restauração e conservação das estradas se faz necessária em função dos buracos e atoleiros, que impedem o tráfego de veículos e da produção agropecuária”, expõe.

À Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, Seder e Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) o deputado indicou a viabilização de recursos para a compra de um tanque de 12 mil litros que será utilizado em um caminhão para o transporte de leite produzido no município de Carlinda. “A cooperativa COMPASC possui mais de 70 produtores filiados e tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento da agricultura familiar no município, para isso foi instalado um laticínio”, explica.
Imprimir