Imprimir

Notícias / Política MT

Silval reúne secretariado nesta sexta-feira para tratar de corte dos gastos

Da Redação - Laura Petraglia

Está marcada para as 14 horas desta sexta-feira (13), no Palácio Paiaguás, a primeira reunião do governador Silval Barbosa (PMDB) com o secretariado. Na pauta, o principal assunto ser discutido está relacionado ao contingenciamento de gastos ao qual todas as Pastas terão que se adequar.

Desde a semana passada, o chefe do executivo estadual tem se reunido com a equipe econômica do estado para analisar os gastos realizados em 2011 e traçar um plano para que o governo ‘caiba dentro do seu próprio orçamento’ e não gaste mais do que arrecada.

O ‘aperto do cinto’ decidido pelo governo, com cortes em despesas nas áreas meio e finalísticas, ocorrerá em várias frentes, passando por despesas da máquina pública, cortes de cargos comissionados e chegando até aos municípios, via reavaliação do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab).

Para Silval Barbosa, o ideal é que o governo trabalhe com o orçamento referente aos recursos que tem em caixa. A receita global do ICMS a ser arrecadada em 2012 é de R$ 5.921bilhões. Mas a receita total do estado, levando-se em conta a arrecadação estadual e os recursos da União, é de R$ 11 bilhões.

Depois de uma análise minuciosa nas contas das secretarias de Estado de Administração (SAD), Fazenda (Sefaz) e Planejamento (Seplan), a equipe econômica estadual definiu como meta para o governo do Estado reduzir pelo menos 20% dos gastos.
Imprimir