Imprimir

Notícias / Política MT

Prefeitos se reúnem em VG para discutir sobre Agência Metropolitana

Da Redação - Laura Petraglia

Os prefeitos dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora do Livramento, que integram a região metropolitana da Capital, se reúnem na manhã desta sexta-feira (13) para discutir o projeto Lei 359/2009, que trata sobre a Região Metropolitana. A discussão é imprescindível para que haja um  posicionamento conjunto dos quatro administradores e que, posteriormente, o projeto seja encaminhado para votação e sanção do governador do estado, Silval Barbosa (PMDB).

O prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), afirma que as políticas entre os municípios precisam de uma equidade, e a Agência da Região Metropolitana reunirá os municípios com políticas públicas unificadas pelo desenvolvimento social. Problemas como transporte coletivo, reestruturação para acomodar o Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) e outros, a Região Metropolitana terá autonomia para viabilizar estratégias de desenvolvimento de soluções e melhorias.

“A região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá já foi criada, faz-se necessário criar o respectivo Conselho Metropolitano, assim como a definição de sua composição, forma de escolha de seus membros, forma de funcionamento e estrutura, em caráter de urgência” afirma o prefeito. A Região Metropolitana criará políticas específicas de interesse de todos, Estado e Municípios, de modo a poder oferecer serviços de qualidade à população.

O Sistema de Gestão da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá criará o Conselho Deliberativo da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá - CODEM/VRC, e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá - AGEM/VRC. O encontro entre os gestores municipais acontece na sede da Prefeitura municipal de Várzea Grande, às 10 horas.

Imprimir