Imprimir

Notícias / Política MT

Sema apresenta impacto de hidrelétrica em audiência

De Sinop - Alexandre Alves

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) remarcou, para 13 de março, em Sinop, a realização de uma audiência pública para apresentar o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Sinop, a ser construída no rio Teles Pires. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado dessa quinta-feira (26).

Duas audiências marcadas no ano passado foram canceladas por determinação judicial, porém, no último dia 19, o Tribunal Regional Federal (TRF) validou o licenciamento ambiental da obra e a audiência poderá ser realizada.

A hidrelétrica vai alagar áreas nos municípios de Sinop, Cláudia, Itaúba, Sorriso e Ipiranga do Norte e terá capacidade instalada de 460 megawatts. A barragem será erguida com cerca de R$ 2 bilhões de investimentos, na divisa entre os municípios de Cláudia e Itaúba. Sinop terá a maior área alagada – cerca de 5% do município – e por isso os sinopenses estão mais preocupados com a construção do empreendimento.

A UHE Sinop compõe um complexo de cinco hidrelétricas no Teles Pires. Movimentos sociais alegam que o complexo de barragens transformará o rio em uma série de lagoas de água estagnada, suja e morta, eliminando uma grande parte da biodiversidade, despojando milhares de pessoas, impactando comunidades tradicionais como povos indígenas, ribeirinhos, pescadores, pequenos agricultores e retireiros.

Eles sustentam, ainda, que a energia gerada atenderá apenas às demandas da região Sudeste do Brasil, criando poucos empregos para a região Norte de Mato Grosso e muito lucro para as empresas de construção e de energia.
Imprimir