Imprimir

Notícias / Política MT

Auditores apoiam titular da AGE no caso das cartas de crédito

Da Redação - Renê Dióz

A Associação dos Auditores da Auditoria-Geral do Estado (ASSAE) emitiu nota apoiando o trabalho do auditor-geral, José Alves Pereira, no relatório referente às cartas de crédito investigadas por indícios de fraude pela Delegacia Fazendária (Defaz) na operação ‘Cartas Marcadas’, em dezembro.

O trabalho do auditor foi duramente atacado pelo deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que, após a deflagração da operação, posicionou-se como o maior contestador dos cálculos feitos pela AGE – os quais apontaram superfaturamento no valor de certidões de crédito emitidas a título de indenização em favor dos servidores da categoria dos Agentes de Administração Fazendária (AAF). O titular da AGE, José Alves Pereira, foi pessoalmente atacado pelo deputado Fabris, que o chamou de “trapalhão”, porque as supostas fraudes nas cartas de crédito implicariam em acusações de enriquecimento ilícito ao social-democrata.

A nota da ASSAE destaca que o próprio governador havia solicitado à AGE que fizesse um trabalho especial de apuração dos valores das cartas de crédito.

A convocação, diz a ASSAE, foi “prontamente atendida e correspondida por uma comissão especial de auditores através de um minucioso e imparcial relatório conclusivo amplamente sedimentado em contextualização fática e documental, legislação aplicável, técnicas de auditoria governamental estabelecidas pelas normas vigentes e decisões judiciais”.

As ponderações feitas pela AGE, enfatiza a associação, foram exclusivamente técnicas e com vistas à garantia de segurança aos gestores públicos e aos servidores beneficiados pelas cartas de crédito. A ASSAE também defende sua posição alegando não se tratar de um apoio meramente corporativista.
Imprimir