Imprimir

Notícias / Política MT

Câmara abre CPI para investigar dívida entre Sanecap e Cemat

Da Redação - Laura Petraglia / Da Reportagem - Lucas Bólico

Por unanimidade, os vereadores de Cuiabá aprovaram na manhã desta terça-feira (7) a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a dívida da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com a Rede Cemat, referente ao fornecimento de energia elétrica nos últimos anos.

A CPI só foi instaurada após uma aparente ‘mudança de foco’. Antes dizia-se apenas que seria criada a CPI da Cemat. O vereador Clovito Hugueney (PTB) havia se recusado a assinar a criação do inquérito parlamentar alegando que a Cemat é uma empresa privada e não deve se submeter a uma CPI.

“A CPI é para investigara dívida da Sanecap com a Cemat”, esclareceu o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB). “Como é que uma empresa de apenas dez anos pode ter uma dívida de gente grande”, questionou pinheiro.

A propositura foi feita com o intuito de auditar aquilo que já foi pago à Rede Cemat e se o valor milionário remanescente ainda devido pela empresa está correto. O requerimento foi apresentado pelo presidente da Casa, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e contou com a assinatura dos 19 parlamentares.

Hoje Clovito assinou a criação da CPI e rebateu o presidente do PTB municipal, Dilemário Alencar, que havia solicitado o afastamento de Hugueney da liderança do partido na Câmara por conta de o líder ter se negado a assinar a criação da CPI. Esta foi primeira sessão ordinária de 2012.

Atualizada às 11h53.

Imprimir