Imprimir

Notícias / Política MT

Vistoria do Crea na Câmara é 1ª ação da CPI que apura superfaturamento

Da Redação - Laura Petraglia

A pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga se houve superfaturamento na obra de reforma da sede da Câmara Municipal de Cuiabá, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso inicia no dia 23 de fevereiro a perícia no prédio da Câmara da capital.

A CPI, presidida pelo vereador Edivá Alves (PSD), investiga se houve ou não superfaturamento na obra que custou R$ 3,5 milhões aos cofres públicos, e qual teria sido a participação do ex-presidente daquela Casa de Leis, Deucimar Silva (PP), nesta irregularidade.

Caso fique comprovada a culpa do progressista no superfaturamento, a CPI pode recomendar a instalação de uma comissão processante para investigá-lo, o que pode resultar em cassação de mandato.

O superfaturamento em mais de 1000% na reforma da sede da Câmara Municipal foi constatado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), durante julgamento das contas de 2010. No ano passado Deucimar foi condenado pelo TCE a devolver R$ 1.223 milhão aos cofres públicos.

O presidente da CPI esteve no Crea no dia sete de fevereiro e já disponibilizou os documentos que serão utilizados pelos profissionais para realizarem a perícia, além disso, agradeceu a colaboração do Conselho e das entidades. O prazo para entrega do relatório é de 15 dias após a finalização da perícia.

Farão parte da vistoria técnica os engenheiros civis Juares Samaniego, representando o Ibape-MT e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis, seção Mato Grosso (Abenc-MT); José Francisco Barbosa Ortiz, presidente do Ibape-MT; Archimedes Pereira Lima Neto e a engenheira civil Marciane Prevedello Curvo representando a Abenc-MT; o engenheiro sanitarista Jesse Rodrigues, presidente da Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (Aesa-MT), e o engenheiro eletricista e conselheiro federal Marcos Vinícius Santiago, da Associação Mato-grossense de Engenheiros Eletricistas (Amee-MT).
Imprimir