Imprimir

Notícias / Política MT

Rondonópolis terá eleição indireta para prefeito no próximo dia 14

De Rondonópolis - Débora Siqueira

Por meio de eleição indireta e voto aberto, os 12 vereadores de Rondonópolis devem eleger o novo prefeito do município no dia 14 de junho, às 10 horas, caso o prefeito cassado Zé Carlos do Pátio (PMDB) não consiga retornar ao cargo por força de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A posse será realizada às 14h45 do mesmo dia.

Com a cassação de Pátio e da vice-prefeita Marília Salles (PSDB) em abril, o ex-presidente da Câmara Municipal, Ananias Filho (PR), assumiu a prefeitura da cidade no dia 15 de maio, dias após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgar improcedente o embargo interposto pela defesa de Pátio. A determinação do TRE é de que o Legislativo tivesse 30 dias para promover a eleição indireta a prefeito.

Apesar de toda pessoa filiada a um partido político ter direito de se inscrever e concorrer ao cargo de prefeito de Rondonópolis, os votos cabem apenas aos 12 vereadores. A disputa vai ficar entre o vereador Manoel da Silva Neto, o doutor Manoel, e o atual prefeito Ananias Filho (PR). O PMDB tem quatro vereadores eleitos, um deles, o Fulô, é líder de Ananias na Câmara.

Na sessão desta quarta-feira (23), a Câmara vai aprovar as normas das eleições. O Ato da Mesa Diretora é baseado nas recomendações do Tribunal Regional Eleitoral e na Lei Orgânica Municipal, onde serão determinados os prazos para inscrição e recursos, além das condições para que os interessados possam concorrer ao cargo.

“Vamos trabalhar dentro da legalidade para escolher o novo prefeito”, comentou o presidente da Câmara Municipal, Helio Roberto Pichioni (PR).



Atualizada às 16h53
Imprimir