Imprimir

Notícias / Política MT

Jaime Campos celebra em plenário do Senado um ano da recriação da Sudeco

De Brasília - Vinícius Tavares

O primeiro ano de criação da nova Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) foi comemorado pelo senador Jaime Campos (DEM-MT) em discurso no plenário nesta terça-feira (29). O parlamentar lembrou da aprovação, em 2008, do Projeto de Lei Complementar 119, que tratava da recriação da Sudeco, órgão de fomento que funcionou de 1967 a 1990 e que ressurgiu em maio do ano passado, através do decreto 7.471, de 2011, assinado pela presidente Dilma Rousseff.

"Muitas conquistas e muitos desafios se evidenciam nos horizontes da nova Sudeco, dentre os quais ressalta o Plano de Desenvolvimento e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste", registrou.

O senador citou os termos de sua concepção, segundo os quais a Sudeco contemporânea “foi pensada seguindo as determinações de um padrão de desenvolvimento pautado pela transparência nos gastos, racionalidade na aplicação dos recursos públicos e pela lógica da sustentabilidade”.

Ele salientou o papel da autaquia para a alavancagem do progresso da região; formulação de políticas e estratégias para ampliação do mercado interno e expansão de exportações; dinamização de instrumentos de financiamento; inovação tecnológica dos setores produtivos; melhoria de indicadores sociais; planejamento, articulação e integração.

"A Sudeco sempre atuou com o propósito maior de reduzir desigualdades, estimular a competitividade e reverter as tendências de concentração da atividade econômica", reafirmou Jaime ao parabenizar o diretor-superintendente, Marcelo Dourado, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e as bancadas e aos governadores dos Estados do Centro-Oeste.



Atualizada às 19h
Imprimir