Imprimir

Notícias / Política MT

Membros do Shriners Internacional discutem construção de hospital em Cuiabá

Da Assessoria da Presidência

Os americanos representantes da Almas Shriners, entidade paramaçônica, do Distrito da Columbia, em Washington D.C, Alan Gordon e Mike Gordon estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), para discutir sobre o projeto de construção do Hospital Ortopédico Shrine Infantil em Cuiabá.

Acompanhados de membros da Shriners Brasil Central, eles visitaram o Poder Legislativo na tarde desta quarta-feira (30), quando entregaram a Riva um boton da entidade e o convidaram para participar das discussões como um membro shrine. A unidade hospitalar deverá ser a maior da América do Sul. E, conforme o presidente da Shriners Brasil Central, Claudio Eduardo Sousa Lima, em breve a instituição vai assumir uma parte do Hospital Santa Helena para iniciar o atendimento infantil.

Também será apresentado na AL, um projeto de resolução para declarar a Shriners Brasil Central em Mato Grosso como utilidade pública. “Planejamos os custos da obra e a manutenção do hospital, que deverá ter o apoio do Sistema Único de Saúde e outras formas de arrecadação”, explicou Lima. O projeto inicial, que aguarda o parecer internacional, prevê investimentos na ordem de U$ 40 milhões, sendo U$ 20 milhões para a parte física e outros U$ 20 milhões para a aquisição de equipamentos.

De acordo com Alan Gordon, a Almas Shriners quer oferecer treinamento aos profissionais que forem atuar no hospital. “Estamos dispostos a levar os médicos, fisioterapeutas, protéticos e técnicos para serem treinados em nossos hospitais. Todos receberão certificados”. Estados como Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná também apoiam essa causa.

Riva garantiu empenho do Parlamento para conclamar a sociedade a ajudar. Inclusive, sugeriu a realização de leilões para angariar recursos à construção com a participação de sindicatos rurais. “Acreditamos nesse projeto que vai propiciar mais saúde aos menos favorecidos”, disse, ao destacar a meta do Governo do Estado de construir também um hospital infantil no prédio que seria o hospital central de Cuiabá.

Em visitas pelo interior do Estado, Riva tem defendido a divisão dos recursos arrecadados por meio de leilões com o Hospital de Câncer de Mato Grosso. Atualmente, a renda é destinada apenas ao Hospital de Câncer de Barretos.

A escolha de Cuiabá para sediar esse hospital foi anunciada em fevereiro deste ano, quando os membros da Shriners Brasil Central recorreram à AL para pedir o apoio. Os visitantes seguem para Brasília, onde também buscam o fortalecimento da instituição.
Imprimir