Imprimir

Notícias / Educação

Oficinas de leitura em escolas da fronteira beneficiam mais de 500 pessoas

Da Assessoria/Unemat

As ações educativas de extensão, envolvendo alunos do estágio supervisionado do curso de Letras da Unemat em Cáceres, beneficiam aproximadamente 500 alunos e 50 professores das escolas Municipais do Porto do Limão, Clarinópolis, Corixa, Soteco e Assentamento Sapiquá, localizadas na região de fronteira Brasil/Bolívia.

A iniciativa do trabalho com as escolas da fronteira representa um lugar importante para a reflexão do conhecimento sistematizado entre a universidade e a escola do meio rural. “O papel da instituição de ensino é oportunizar ao acadêmico-estagiário, diferentes espaços de interlocução para que ele demonstre, através da prática do ensino, a capacidade de discutir os conceitos trabalhados no curso de licenciatura em Letras aplicando-os à realidade social”, explicou a prof. Elisabeth Batista.

Os estagiários são instigados à pesquisa e ao desenvolvimento de novas metodologias para o ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa na zona fronteiriça Cáceres/San Matias, na medida em que promove cada vez mais a integração universidade e comunidade.

Os acadêmicos contam com a orientação das professoras Elisabeth Batista, Solange Ibarra Papa, Ana Luiza Artiaga da Motta, Estela Serraglio e Mariza Silva.

A ação articulada entre o curso de Letras do campus da Unemat em Cáceres, a Prefeitura Municipal e o Programa Social da Floresteca Foundation, vem sendo realizada desde o segundo semestre de 2008.
Imprimir