Imprimir

Notícias / Política MT

Silval não vê empecilho para obter autorização para reestruturar dívida

De Brasília -- Catarine Piccioni

Em Brasília (DF) para cumprir agenda hoje e nesta quarta-feira (8), o governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que não vê empecilho para obtenção de autorização do Senado para reestruturação de resíduos da dívida de Mato Grosso com a União . A expectativa é que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde Barbosa deverá ter uma reunião amanhã, envie o parecer para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado. No entanto, de acordo com Barbosa, não há previsão para tal encaminhamento.

- STN autoriza reestruturação da dívida do Estado com operação externa

- Deputados se reúnem com o governador para esclarecer a renegociação

“A previsão é a aprovação do Senado. E é um processo muito rápido, a proposta não vai a plenário. Já conversei com todos da comissão. A STN já apreciou a proposta e vem acompanhando todas as alterações”, disse Barbosa. De Mato Grosso, apenas o senador Jayme Campos (DEM) integra a CAE como titular. 

A reestruturação, idealizada no governo do atual senador Blairo Maggi (PR), consiste na venda de dois contratos referentes aos resíduos da dívida com a União para uma instituição financeira, no caso o Bank of America, com participação do Banco do Brasil. “Com o dinheiro que está entrando, por meio do contrato de empréstimo com o banco, vamos quitar dois contratos com a União. Estamos trocando de credores e os juros caindo de 18 para 5%”, explicou Barbosa. A quantia em questão é de cerca de R$ 1 bilhão. A dívida total do estado com a União é de R$ 4,5 bilhões.
Imprimir